PPGCA - O Programa.

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação "stricto sensu" em Ciência Animal, área de concentração Ciência Animal, níveis Mestrado e Doutorado Acadêmicos, com sede na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Município de Ilhéus, Estado da Bahia, tem como missão a qualificação de profissionais de alto nível com formação técnica e científica, habilitados à docência de nível superior e à pesquisa científica na área de Ciência Animal.


Objetivos

* Promover formação científica e o desenvolvimento da capacidade de pesquisa nos diferentes ramos das Ciências Agrárias.
* Testar alimentos alternativos disponíveis na região visando o aproveitamento de resíduos industriais.
* Estudar o processo agente etiológico-doença-ambiente em animais de produção, companhia e silvestres.
* Estudar os principais aspectos que afetam a sanidade animal, nos parâmetros clínicos, epidemiológicos, reprodutivos e produtivos.
* Promover a busca de novas tecnologias e elucidação de problemas técnicos na produção e sanidade animal.
* Atender a demanda existente para formação de recursos humanos aos níveis de Mestrado e Doutorado.
* Possibilitar que a região Sul do Estado se torne um centro de produção, difusão de tecnologia e conhecimento em Ciência Animal.



Linhas de Pesquisa


Produção e Comportamento Animal
Linha que envolve projetos relacionados à produção, nutrição e comportamento animal com intuito de fornecer informações relevantes para a maximização e racionalização da exploração das espécies domésticas e silvestres.


Clínica e Sanidade Animal
Linha que agrupa projetos envolvendo clínica médica de animais domésticos e silvestres e que buscam um melhor conhecimento da etiologia, epidemiologia, técnicas de diagnóstico e tratamento das diversas enfermidades que acometem os animais.