PPGCA - Laboratorios.

 Laboratórios

Laboratórios e parcerias sob coordenação dos docentes do Programa

INSTITUTO TAMANDUÁ – PARCERIA PPGCA/UESC

O Instituto conta com três bases de campo com estrutura física para receber alunos e professores para ministrarem aulas ou desenvolverem pesquisas: Base Bahia: Praia do forte- Estrutura de uma sala, localizada na comunidade Sapiranga que serve de apoio para ministrar aulas e processar amostras biológicas. Possuímos uma equipe contratada, em tempo integral, de 1 biólogo, 1 veterinário e 1 pedagogo.
Base Piauí: Estrutura de uma base (casa) na comunidade da Ilha das Canárias. Possuímos uma equipe contratada, em tempo integral, de 2 biólogo e 1 veterinário.
Base Pantanal: A base está localizada em uma pousada que temos parceria há mais de 10 anos. Não possuímos uma equipe contratada em tempo integral, mas ministramos um curso anual de campo. Área de bom acesso para aulas presenciais e pesquisa..

Nutrição Animais
LABORATÓRIO DE FARMACOGENÔMICA E EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR (LAFEM)

Esse laboratório foi um grande ganho durante a pandemia. Neste laboratório são realizadas pesquisas de diagnóstico de doenças emergentes e reemergentes que afetam humanos e animais. É coordenado pelo docente permanente do PPGCA professor George Rego Albuquerque, que atraiu como pós-doutorandas duas egressas do doutorado PPGCA, assim como envolvimento de outros docentes como a professoras: Bianca Mendes Maciel e Renata Santiago Alberto Carlos.
Esse laboratório além de ter conseguido aquisição de um extrator automático de DNA, captou recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da FINEP em um projeto em rede de três universidades coordenado pela UFMG no valor total de R$ 32.500.000,00. O valor correspondente para a UESC foi da ordem de R$ 1.300.000,00. O LAFEM tornou-se o laboratório de referência no diagnóstico do SARS-CoV-2 por RT-PCR na região. Prestando serviço á cinco hospitais regionais, referência de internamento e UTI para COVID-19, além de atender as demandas das prefeituras de Floresta Azul, Buerarema, Arataca, Itapé, Itapitanga, Itajuípe, Camacan, Jussari e Pau-Brasil.
O destaque se dá pela grande importância regional do mesmo, auxiliando a comunidade local e ao entorno da Universidade. Recursos disponíveis: Termocicladores, Fonte e cuba de eletroforese, duas capelas de fluxo unidirecional, dois freezers, duas geladeiras, banho maria, centrífuga, vórtex, dois computadores.

Nutrição Animais
LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO ANIMAL (LNA/UESC)

Neste laboratório existem os equipamentos básicos para a avaliação da composição bromatológica dos alimentos. Avaliações estas importantes nos projetos de pesquisa desenvolvidos por vários professores e pesquisadores da UESC, assim como de instituições conveniadas. As avaliações bromatológicas avaliadas neste laboratório dão suporte a pesquisas relacionadas a produção e nutrição de ruminantes, não ruminantes e de animais silvestres.

Nutrição Animais
LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO DE PEIXES (AQUANUT)

Neste laboratório existem os equipamentos básicos para avaliação da digestibilidade de alimentos convencionais e coprodutos, assim como, testes de desempenho de organismos aquáticos, avaliando alimentos e condições ambientais. Está dividido em dois módulos (150 m²), compostos de 48 tanques de fibra de vidro (170 l) e seis aquários de digestibilidade que são abastecidos com água através de sistemas de recirculação fechada, acoplados a filtros biológicos e sopradores de ar. Para estudos toxicológios tem-se a disposição 24 aquários de vidro com volume individual de 30 l.

Laboratório AQUANUT

AQUANUT
LABORATÓRIO DE ETOLOGIA APLICADA (LABET)

Este laboratório, também localizado no campus da UESC, com área construída de 35m², contendo salas de pesquisadores (2) e salas para alunos de mestrado/doutorado (4), além de uma sala para preparo de alimentos/manuseio de amostras.

LABET
LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA

Neste laboratório são realizadas análises parasitológicas para os diversos animais domésticos e selvagens, incluindo exames de fezes, por sedimentação e flutuação, contagem de ovos e oocistos por grama de fezes (OPG/OoPG), pesquisa de hemoparasitos, Teste de Knott para diagnóstico de microfilárias de Dirofilaria immitis, raspados cutâneos para pesquisas de sarnas. Nele são desenvolvidas atividades de pesquisas que envolvem parasitos e suas interações com os diversos animais.

LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS VETERINÁRIAS

Subsidia atividades de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelos Departamentos de Ciências Biológicas e de Ciências Agrárias e Ambientais. Desenvolve estudos referentes a análises hematológicas, bioquímicas e dos fluídos corporais, em animais domésticos e selvagens além de auxiliar no diagnóstico parasitológico.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS VETERINÁRIAS
LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO ANIMAL

Localizado no Hospital Veterinário da UESC, auxilia o ensino e extensão no curso de graduação em Medicina Veterinária e de Pós-Graduação em Ciência Animal, dá suporte às pesquisas na área de reprodução animal, principalmente relacionados à crioconservação de sêmen utilizado na inseminação artificial de diferentes mamíferos domésticos.

LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO ANIMAL
LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA (BACTÉRIAS ANAERÓBIAS E AERÓBIAS)

Laboratório responsável por diagnóstico e pesquisas com microorganismos patogênicos (bactérias).

LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO ANIMAL
LABORATÓRIO DE GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL

Neste laboratório são realizadas análises genéticas de animais e microrganismos de interesse médico veterinário e saúde pública, bem como diagnóstico molecular para enfermidades em animais e zoonoses e ainda a avaliação e genotipagem de animais visando características de interesse zootécnico, assim como estudos de expressão gênica (RNA).

LABORATÓRIO DE GENETICA
LABORATÓRIO DE MOLUSCOS MARINHOS (LMM)

Neste laboratório, são conduzidas pesquisas relacionadas à Produção e Enfermidades de Moluscos Marinhos de importância econômica, principalmente de ostras e mitilídeos. As pesquisas visam, entre outros objetivos, dar suporte a atividades de cultivos de bivalves marinhos na região, principalmente no cultivo de ostras (ostreicultura). Desenvolve ainda pesquisas relacionadas a impactos antrópicos ocasionados por compostos orgânicos de estanho e a implicância disso na reprodução de organismos marinhos.

LABORATÓRIO DE MOLUSCOS
LABORATÓRIO DE HISTOPATOLOGIA

Neste são realizadas análises citológicas e histopatológicas em amostras animais, visando o diagnóstico de doenças e a compreensão dos processos patológicos.

LABORATÓRIO DE HISTOPATOLOGIA
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

O Laboratório de Criação, Manutenção e Experimentação Animal - Biotério (LaBIO) é uma unidade multiusuário da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vinculado a GERLAB, e tem como objetivo contribuir direta ou indiretamente para o desenvolvimento da Pesquisa Científica, do Ensino de Graduação e Pós-Graduação e da Extensão na área de Bioterismo.

BIOTÉRIO

BIOTERIO