Inserção Social


Graficosegresso
GRÁFICO ACOMPANHAMENTO EGRESSOS



Atualizado em 29 de Janeiro de 2021

palestra-FAMEZ
Professora Renata Santiago Alberto Carlos - docente permanente PPGCA ministra palestra para FAMEZ-UFMS

Profª. Renata Santiago Alberto Carlos é convidada do Grupo de estudos de doenças parasitarias da FAMEZ para ministrar palestra com tema "Tungíase em Cães".

Dia da Palestra: 08/06 - Tungíase em Cães.

Publicado em 08 de Junho de 2021

palestra-LABET
Trabalho de discente PPGCA é selecionado para apresentação oral em Congresso

Trabalho com fotobiomodulação para tratamento de lesões causadas pela peçonha da serpente Bothrops Leucurus da discente Gisele Dias da Silva, sob orientação da Profª Fabiana Lessa Silva, foi um dos selecionados para apresentação oral no II Fórum Online de Tecnologias da Luz na Saúde, a apresentação foi realizada no 17 de maio de 2021.

Publicado em 21 de Maio de 2021

palestra-LABET
LABET promove palestras em seus seminários mensais.

Coordenado pela Profa Selene, o LABET oferece palestras mensais.

Dia da Palestra: 05/05 - Cognição Animal - Profa Dra Sabine Pompéia



Publicado em 30 de Abril de 2021

PALESTRA-PAPO-ETOLOGO-SELENE
Professora Selene Siqueira da Cunha Nogueira - docente permanente PPGCA dá entrevista para Sociedade Brasileira de Etologia

Docente do PPGCA profa Selene é uma das entrevistadas pela Sociedade Brasileira de Etologia e participa do 2 Papo de Etólogo. A entrevista acontecerá no dia 13 de Abril de 2021.

Assista a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=aufAeZhlWKs

Publicado em 20 de Março de 2021

PALESTRA-GEORGE-1
Docente Prof George Albuquerque faz live sobre COVID-19

Docente PPGCA faz live sobre o papel das instituições públicas no combate a COVID-19: O exemplo da UESC. A live ocorreu em 08 de abril de 2021, e contou com a presença de professores, discentes de graduação e pós-graduação.






Publicado em 09 de Abril de 2020

ENTREVISTA-ANAIÁ-BAHIA-MEIO-DIA
Professora Anaiá - docente permanente PPGCA dá entrevista sobre o panorama epidemiológico da covid-19 da região Sul da Bahia

Docente do PPGCA, profa Anaiá da Paixão Sevá faz parte da equipe do Observatório de Vigilância Epidemiológica da COVID-19, fala sobre o agravamento dos casos na região. A entrevista foi realizada no dia 15 de Março de 2021.

Assista a entrevista a partir dos 12 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=NrcHHX-SRT8


Publicado em 15 de Março de 2021

equipe-lafen-uesc
Prof George Albuquerque responsável pelo Laboratório de Farmacogenomica Epidemiologia Molecular da entrevista para TV Santa Cruz afiliada da Rede Globo

LAFEM chega a 10.000 exames de RT-PCR para SARS-CoV-2 e coordenador da entrevista a televisão no dia 10 de Março de 2021.


Veja o Vídeo: https://youtu.be/OBJPTCJpH3k

Publicado em 10 de Março de 2021

Discentes Doutorado PPGCA são aprovadas em Concurso na UESC
Profa Paola Snoeck é homenageada pela Associação Brasileira de Andrologia Animal

Profa Paola Snoeck docente PPGCA é homenageada pela Associação Brasileira de Andrologia Animal no dia 08 de Março, dia da mulher.

Acesse e conheça a História de seis Mulheres na Andrologia Animal

Veja o Vídeo: https://youtu.be/X9nbSjIRXJ8

Publicado em 10 de Março de 2021

culinaria-regional-pirarucu
Professor Gustavo Braga, produz pirarucu na Fazenda Almada através de projetos com nutrição animal, e promove inserção do peixe na culinária regional.

No período de 30/11 a 02/12/2020 foi realizado o Festival do Pirarucu. Este evento foi idealizado para divulgar parte dos resultados alcançados pela equipe de pesquisadores liderados pelo professor Gustavo Braga que coordenada o projeto de pesquisa intitulado “Implantação do Núcleo de Pesquisa para Intensificar os Estudos com Pirarucu, Arapaima gigas“, com fomento da FAPESB (PRONEM 013/2014). Esta ação de extensão aproximou a comunidade científica dos representantes de produtores de juvenis da espécie alvo, da indústria de beneficiamento de pescado, de donos de pousadas e restaurantes e do publico em geral, viabilizando por meio de uma breve apresentação reportar os avanços nos trabalhos de pesquisa voltados a nutrição e alimentação do pirarucu e da própria cadeia produtiva da espécie.



Publicado em 01 de Dezembro de 2020

premio-iniciacao-cientifica
Discente do PPGCA está entre os premiados do 26° Seminário de Iniciação Científica da UESC

Trabalho sobre Temperamento e hierarquia em queixadas (Tayassu pecari) dos discente Lucas Pereira Rossini e Raimundo Alencar Junior, em conjunto com 2 docentes do PPGCA, Prof Sergio Luiz Gama Nogueira Filho e Selene Siqueira da Cunha Nogueira, está entre os Melhores Trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica, realizado 26° Seminário de Iniciação Científica Da UESC. A premição foi realizada no dia 13 de Novembro de 2020.

Confira os Trabalhos premiados da Iniciação Científica http://propp.uesc.br/sic/assets/files/PREMIADOS26SIC.pdf


Publicado em 19 de Novembro de 2020

simbio-juneo-e-discentes
Docente e Discentes do PPGCA ministram minicurso no evento VI JORNABIO e XIV SIMBIO

Professor Juneo Freitas Silva, docente PPGCA em conjunto com as mestrandas Bianca Reis Santos, Jeane Martinha e o discente de doutorado Luciano Cardoso Santos ministram minicurso sobre o Manejo Reprodutivo de Animais de Laboratório para o evento VI Jornada Baiana de Biologia (VI JORNABIO) e o XIV Simpósio de Biologia do Sul da Bahia (XIV SIMBIO) promovido pelo Colegiado de Biologia – EaD, pelo Departamento de Ciências Biológicas e pelo Diretório Acadêmico de Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz. O evento ocorreu entre os dias 04 e 06 de Outubro 2020.

Publicado em 22 de Março de 2021

personalidade-animal-live
Live sobre comportamento Animal

Profa Selene Nogueira realizou live sobre personalidade em animais no dia 03 de Setembro de 2020.



Publicado em 06 de setembro de 2020

palestra-gustavo-mariana
Pos-doc do PPGCA Marianne Schrorer e Docente Luis Gustavo Braga ministram palestra

Pos-doc do PPGCA, Marianne Schrorer em conjunto com Docente Luis Gustavo Braga, ministram palestra sobre produção de peixes no Seminário do Departamento de Ciencias Agrárias e Ambientais, organizado pelo mesmo professor no dia 07 de Agosto de 2020.

Publicado em 12 de Agosto de 2020

luis-gustavo-entrevista1.jpeg
Prof Luiz Gustavo Pereira participa de entrevista

Professor Luiz Gustavo Pereira participa de entrevista sobre insumos inovadores da Pecuária para o Canal Rural. Entrevista realizada no dia 22 de Julho de 2020.

Publicado em 24 de Julho de 2020

luis-gustavo-palestra.png
Prof Luiz Gustavo Pereira ministra palestra sobre pecuária de precisão em evento internacional

Prof Luiz Gustavo Pereira ministra palestras sobre pecuária de precisão na América Latina no dia 15 de Julho de 2020.





Publicado em 16 de Julho de 2020

selene-batv.png
Profa Selene Nogueira é entrevistada pelo BA TV

Após retirada das amendoeiras da Avenida Soares Lopes, com grave repercussão para as maritacas que viviam nas árvores, Profa Selene Nogueira fala sobre o comportamento das mesmas e as consequencias da retirada das arvores sem planejamento. Entrevista realizada no dia 14 de Julho de 2020.

Acesse para maiores informações: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/07/14/video-apos-maritacas-buscarem-abrigo-em-varandas-de-predios-moradores-de-ilheus-registram-morte-de-aves.ghtml

Veja o Vídeo https://g1.globo.com/ba/bahia/edicao/2020/07/14/videos-batv-de-terca-feira-14-de-julho-de-2020.ghtml

Publicado em 15 de Julho de 2020

laboratorio-covid19-1.jpg
Docente PPGCA Prof George Rego Albuquerque Coordena laboratório de diagnóstico para COVID-19 na UESC

Professor George Rego Albuquerque Coordena laboratório de diagnóstico para COVID-19 na UESC. Esse laboratório presta acessoria ao LACEN de Salvador no diagnóstico da doença e conta com a participação de outra docente da PPGCA, professora Bianca Mendes Maciel, assim como colegas de outros PPGs da UESC: Professora Sadra Gadelha, Professor Wilson Luiz, Professoraa Ana Paula Mariano. O laboratório em funcionamento desde 19 de junho de 2020 visa realizar exames diagnósticos para COVID-19 através da técnica RT-PCR. Vale ressaltar que acessora hospitais da região indicados pelo LACEN Salvador, não realizando portanto testes particulares.

Publicado em 05 de Junho de 2019

live-genomica-marcos.jpg
Live Genomica na Produção in vitro de embriões bovinos

Professor Marcos Vinicius Barbosa da Silva, docente PPGCA participa de live com o tema: Genomica na Produção in vitro de embriões bovinos.

Publicado em 25 de Junho de 2020

mencao-honerosa-.jpg
Trabalho de discente PPGCA recebe Premio de Menção Honrosa em Congresso

Trabalho com terapia fotodinâmica para tratamento de otite em cães do discente Valclei Luz de Abreu, e, conjunto com 2 docentes do PPGCA, Prof Fernando Alzamora e Renata Santiago, recebe premio de Menção Honrosa no I Forum Online de Tecnologias da Luz na Saude, realizado no período de 28 a 30 de maio de 2020.

Publicado em 25 de Junho de 2020

juneo-em-tempo-pandemia.jpg
Live: Ciência e Saúde em tempos de pandemia

Professor Juneo Freitas Silva , docente PPGCA participa de live sobre Ciência e Saúde em tempos de pandemia. Live realizada no dia 02 de Maio de 2020.



Publicado em 25 de Junho de 2020

certificado-matheus.JPG
Prof Matheus Ramalho organiza o I Curso de Formação em Criação, Inovação e Empreendedorismo

Ocorreu na UFSB o I Curso de Formação em Criação, Inovação e Empreendedorismo organizado pelo docente Matheus Ramalho, entre os dias 13 a 22/04, com a participação do Prof. Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo, professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC.

Publicado em 29 de Junho de 2020

marco-legal-ciencia.jpg
Docente PPGCA Prof George Rego Albuquerque participa da elaboraçãodo Marco Legal da Politica de Ciencia e Tecnologia do estado da Bahia

Docente PPGCA Prof George Rego Albuquerque participa da elaboração do Marco Legal da Politica de Ciência e Tecnologia do estado da Bahia. Seu trabalho teve início em 2018, e prossegue em 2019 e 2020. Aguarda-se melhorias na politica do estado, favorecendo a Ciencia, Pesquisa e Tecnologia.



Publicado em 25 de Junho de 2020

dia_de_campo.jpg
Dia de Campo Sobre Ovinocultura e Piscicultura

Foi realizado no último dia 13/02/2020 o Dia de Campo Sobre Ovinocultura e Piscicultura. Projeto de extensão, vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz coordenado pelos professores Caio Alvares e Gustavo Braga, com participação de discentes dia cursos de medicina veterinária e agronomia da UESC. Este evento foi voltado diretamente para os produtores rurais provenientes de diferentes localidades do Sul e Extremo Sul da Bahia, que puderam vivenciar pontos importantes relacionados à produção de ovinos e peixes.
Partipantes: 36

Publicado em 25 de Janeiro de 2020

projeto Extensão
Projeto Extensão - Atendimento Clinico ambulatorial do Hospital Veterinári UESC

O principal projeto de extensão até o presente é o de atendimento clínico ambulatorial do Hospital Veterinário da UESC. O projeto, de ação contínua, tem por objetivo realizar atendimento ambulatorial a animais domésticos oriundos da região de influência da UESC, visando o controle de doenças dos animais e também de zoonoses, visando o bem-estar da população animal e humana.

O principal local beneficiado por este projeto é um bairro rural localizado nas adjacências da UESC, chamado de Salobrinho, entretanto, muitas demandas das cidades de Ilhéus e Itabuna. Grande numero de docentes do PPGCA de Clínica e Sanidade Animal nessa extensão. Nessa linha, os projetos buscam a identificação de agentes, melhoria das técnicas de diagnóstico, entendimento da epidemiologia das enfermidades buscando o estabelecimento de medidas preventivas e a melhoria da qualidade e da produtividade animal. As atividades de extensão também são valorizadas no PPGCA à medida muitas pesquisas são efetuadas a partir dos casos de maior ocorrência e atendimento no Hospital Veterinário da UESC. Também são realizados diagnósticos e pesquisas das principais zoonoses que atingem o município e região. Os resultados dessas pesquisas podem ter poder de transformação social na medida em que informam instruem e educam a população sujeita às condições de infestação/infecção.

Publicado em 30 de Janeiro de 2020

c.praca1
Ciência na Praça

Evento que foi realizado pelos alunos de Pós-Graduação, Pós-doutorandos, egressos e Docentes do PPGCA. Levou ao conhecimento da sociedade numa feira em praça pública, de forma lúdica, produtos e trabalhos desenvolvidos pelo PPGCA. Tivemos a participação de escolas, crianças e adultos.

Publicado em 23 de Junho de 2020

iniciacao_cientifica
Trabalho de Iniciação Cientifica Premiado em primeiro lugar:

Discente de Graduação integrado a projeto do PPGCA orientado pelo Prof. Amauri Wenceslau, recebe premio de melhor trabalho no Seminário de Iniciação Científica em 2019.

Publicado em 30 de Março de 2020

aplicativo-alaman
Desenvolvimento de Aplicativo

Prof Ivan Allaman desenvolve aplicativo para pesquisa GEXP, para uso do programa.



Publicado em 23 de Junho de 2020

produção de silagem
1º Curso sobre produção de silagem

O curso foi coordenado pelos Professores José Augusto Gomes Azevêdo e Lígia Lins Souza. A comissão organizadora foi formada por discentes do programa de pós-graduação em Ciência Animal e alunos da iniciação científica. O curso teve a carga horária de 20 h e foi realizado entre os dias 01/08 a 03/08/2019.

Os temas abordados foram: Escolha da forrageira e das sementes – Palestrante: Barbara Bianca Porto de Avelar Dias, mestranda do PPGCA; Escolha do local e qualidade do solo para o plantio de forrageiras para ensilar – Palestrante: Camile Carvalho Pacheco, doutoranda do PPGCA; Mecanização na produção de silagem – Palestrante: Ivanildo dos Anjos Santos, doutorando do PPGCA; Técnicas de armazenamento e etapas da ensilagem – Palestrante: Gilmara Santos Guimarães, doutoranda do PPGCA; Processos fermentativos e qualidade da silagem – Palestrante: Rosângela Claurenia da Silva Ramos, doutoranda do PPGZ da UESB; Avaliação prática da qualidade das silagens e determinação da matéria seca – Palestrante: José Augusto Gomes Azevedo, professor do PPGCA. No último dia, foi realizado Dia de campo onde foi abordado temas como: Avaliação da área plantada; Dimensionamento da área plantada; estimativa de produção por área; Realização prática de colheita, compactação e ensilagem; Coleta de amostras para análise laboratorial. Houve a capacitação de 18 participantes, a maioria discentes dos cursos de agronomia e medicina veterinária da UESC. Desta forma, este evento proporcionou complementação da formação dos acadêmicos, colocando em prática a teoria aprendida em sala de aula e/ou dos resultados de pesquisas e faz com que os participantes se sentissem mais seguros para realizar as atividades práticas e atuar na sua área de formação.

Publicado em 30 de Janeiro de 2020

congresso_buiatria
Trabalho de docente do PPGCA entre os melhores em congresso nacional de Buiatria

O Prof. Fernando Alzamora Filho, docente vinculado ao DCAA e colaborador do PPGCA/UESC, teve seu trabalho reconhecido como um dos melhores na área de Pequenos Ruminantes e será apresentado no Congresso Brasileiro de Buiatria, que ocorrerá na cidade de Passo Fundo/RS entre os dias 10 a 13 de setembro de 2019. Trabalho intitulado: “Utilização de Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana e Laserterapia no tratamento de Linfadenite Caseosa Cutânea em ovino”.

Congresso Buiatria

Publicado em 05 de Setembro de 2019

O prof. Dr. George Rêgo Albuquerque apresenta parasitos e equipamentos para alunos do ensino fundamental de Ilhéus.
Prof. Dr. George Rego Albuquerque (PPGCA/UESC) promove oficina de Parasitologia

Professor do PPGCA desde seu primeiro ano de funcionamento, Prof Dr. George Rego Albuquerque vista escola e oferece oficina de Parasitologia para crianças entre 10 e 11 anos. Durante a oficina foram abordados temas como prevenção de doenças transmitidas por artrópodes e insetos. Os alunos tiveram ainda possibilidade de visualizar em microscópio e/ou em coleção os insetos e artrópodes apresentados. Veja as fotos:

Publicado em 05 de Junho de 2019

gir-leiteiro.JPG
Docente Marcos Vinicius Gualberto participa da elaboração de produto intelectual visando Seleção genomica de Gir

Docente Marcos Vinicius Gualberto participa da elaboração de produto intelectual visando Seleção genomica de Gir. Seleção genômica do Gir comercializado pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro. São realizadas as avaliações genéticas para as características de 1- produção (leite, gordura, proteína e sólidos totais), 2- reprodução (idade ao primeiro parto), 3- conformação (altura da garupa, perímetro torácico, comprimento corporal, comprimento da garupa, largura entre ísquios e entre ílios, ângulo da garupa, ângulo dos cascos, posição das pernas vistas lateralmente, posição das pernas vistas por trás, ligamento de úbere anterior, largura de úbere posterior, profundidade do úbere, comprimento e diâmetro de tetos) e 4- manejo (facilidade de ordenha e temperamento) são realizadas usando os procedimentos do modelo animal para calcular as capacidades previstas de transmissão (PTAs).

Acesse para maiores informações: Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro


Publicado em 30 de Janeiro de 2020

clarifide
CLARIFIDE

Docente do PPGCA Marcos Vinicius Gualberto (EMBRAPA), desenvolve tecnologia de avaliação genômica para rebanhos leiteiros.

Acesse para maiores informações: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/34137502/brasil-desenvolve-seu-primeiro-sistema-de-avaliacao-genomica-para-bovinos-leiteirosl



Publicado em 23 de Junho de 2020

Tatiani_Harvey
Drª. Tatiani Vitor Harvey, egressa do PPGCA é colunista para O Diário de Ilhéus

Drª. Tatiani Vitor Harvey, foi aluna PPGCA de mestrado e doutorado. Defendeu sua tese em fevereiro de 2019. Foi convidada a escrever uma coluna no O Diário de ilhéus, para tratar de saúde humana, animal e zoonoses. Voce pode conferir toda sexta feira. Tenha acesso à coluna pelos links abaixo:

Publicado em 31 de Maio de 2019

celso_barros
Egresso do Doutorado do PPGCA aprovado em Concurso Público na UFOB

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal parabeniza o Dr. Celso Henrique Souza Costa Barros pela aprovação em Concurso Público na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Celso Henrique Barros foi aluno de Doutorado entre 2015-2019, sendo orientado pela Profª. Drª. Paola Pereira das Neves Snoeck.



Publicado em 01 de Abril de 2019

jessica_veloso
Discente de Doutorado do PPGCA aprovada em Concurso Público na UFOB

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal parabeniza a discente Jéssica Fontes Veloso pela aprovação em Concurso Público na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. A discente Jéssica Fontes Veloso ingressou no PPGCA em 2016 e tem previsão de defesa de sua tese para Fevereiro de 2020, sendo orientada pela profª. Drª. Renata Santiago Alberto Carlos.

Publicado em 19 de Fevereiro de 2019

ProjetoRondon
Docente e discente do PPGCA participam do Projeto Núcleo Rondon UESC

Com a participação da discente de Mestrado Thaise Marques Alves e sua orientadora profª. Poliana de Castro Melo entre os meses de Julho de 2018 a Março de 2019, o projeto Rondon é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, contribuindo para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável em comunidades pouco assistidas. Para a realização de ações extensionistas nacionais coordenada pelo Ministério da defesa as Instituições de ensino superior precisam concorrem ao edital do Ministério, quando o edital é aprovado, a instituição recebe apoio e subsidio para executar a proposta do projeto.

O grupo Núcleo Rondon UESC participa de editais para a realização de ações nacionais, contudo buscando oportunizar a experiência para mais estudantes e Inspirado no Projeto Rondon, o Núcleo Rondon com apoio da UESC, e patrocinadores desenvolve atividades regionais e locais, com o propósito de viabilizar a participação do estudante universitário, nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania nas comunidades aonde virá a atuar, adotando, para isso, práticas contínuas de cadastramento, seleção, orientação e capacitação de estudantes para realização de operações regionais e locais. Este é o link do Núcleo UESC Rondon para obter mais informações: http://rondon-uesc.blogspot.com/p/quem-somos.html

Publicado em 02 de Março de 2019

Microbiologia e Segurança dos Alimentos: conhecimento, atitudes e práticas no Ensino Básico.
Microbiologia e Segurança dos Alimentos: Conhecimento, atitudes e práticas no Ensino Básico

Foram ministradas oficinas de ciências pela discente de doutorado Maria Aparecida da Ressurreição Brandão, como parte do projeto “Microbiologia e Segurança dos Alimentos: Conhecimento, atitudes e práticas no Ensino Básico”. As oficinas foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental II (7º ano) do Colégio Municipal de Coaraci, com faixa etária entre 12 a 14 anos, no período de maio a novembro de 2018. Participaram da pesquisa 240 alunos, sendo seis salas compostas por 40 alunos cada. Foram realizadas seis oficinas, sobrevindo em duas aulas de Ciências com tempo de 50 minutos em cada turma envolvida no Projeto, durante meses de maio a novembro de 2018.

A primeira e segunda oficinas foram aplicadas no período de 14 a 25 de maio de 2018 dos turnos matutino e vespertino. No primeiro momento foi explicado o objetivo das oficinas e foi explanado sobre os patógenos que seriam pesquisados: Salmonella spp., Coliformes Totais e Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Foram exibidos dois vídeos, o primeiro continha o título: “A ameaça dos micróbios” e o segundo apresentava o título: “Xô micróbio”.
Estas oficinas apresentaram os seguintes temas com os respectivos objetivos, na ordem que seguem:

• 1ª oficina: “A relevância de lavar as mãos”. Conscientizar os estudantes de que a lavagem das mãos deve ser uma rotina, pois contribuem para a redução de micro-organismos e doenças.

• 2ª oficina: “Os micro-organismos estão presentes em todos os lugares”. Evidenciar a diversidade e a ubiquidade dos patógenos.
Nos dias 14, 16 e 17 de maio de 2018 os alunos coletaram amostras de vários lugares como: janelas, portas mochilas, cadernos, livros, bebedouro, celular, óculos e do corpo dos alunos (cabelo, pele, unha, pés e axilas) utilizando swabs estéreis. As amostras foram cultivadas em Ágar Nutriente e incubadas a 37º C/24 h para o crescimento dos micro-organismos (heterotróficos totais).
Após o período de incubação, foram isoladas colônias das amostras para preparação das lâminas e posteriormente foram observadas pelos alunos no microscópio óptico bactérias com formas esféricas, bastonetes e vibriões. Todos os alunos usaram EPI-Equipamento de Proteção Individual (touca, luva, máscara e jaleco) para evitar possível contaminação com os micro-organismos.
Ao término destas oficinas foram realizadas entrevistas com os discentes.
A terceira oficina foi realizada no dia 06 de agosto de 2018 apresentando o seguinte tema e objetivo:

• 3ª oficina: “Disposição dos alimentos na geladeira”. Compreender a importância dos alimentos quanto à leitura dos rótulos, disposição e condições de armazenamento destes na geladeira. Ao iniciar a oficina foi abordada uma reflexão sobre: O que é um alimento seguro? Para que servem os rótulos dos alimentos?
Após a exposição do conteúdo aplicou-se uma dinâmica de como organizar os alimentos na geladeira. Para isso foram confeccionados três desenhos em papel madeira de uma geladeira fictícia (com +/– 1,5 m de altura) e fixadas no quadro da sala. Em seguida, os alunos foram divididos em três grupos e receberam figuras de alimentos na tentativa de organizá-los de maneira correta dentro da geladeira fictícia.
Ao final da dinâmica foi corrigido juntamente com os estudantes os lugares corretos que deveriam ser colocados cada figura do alimento e exibidos vídeos com duração de 10 min cada sobre: “As cinco chaves para uma alimentação saudável” e “Como organizar uma geladeira”. Após a conclusão dessa etapa, houve uma avaliação escrita realizada pelos alunos.
No dia 24 e 27 de setembro de 2018 realizou-se a quarta oficina como o seguinte objetivo:

• 4ª oficina: “Isolamento de micro-organismos a partir de alimentos manuseados pelos alunos”. Compreender que os produtos alimentícios podem ser meios veiculadores de micro-organismos causadores de doenças.
Para tal, foram preparados pelos alunos iogurtes a partir de leite cru e leite previamente fervido, ambos manuseados de forma asséptica e de forma não asséptica, para a comparação do crescimento bacteriano durante as etapas de processamento de cada iogurte. As análises microbiológicas foram efetivadas utilizando kits para identificação rápida (Compact Dry®), para a identificação e contagem dos seguintes micro-organismos: Salmonella spp., Coliformes Totais e Escherichia coli e Staphylococcus aureus. As análises foram sucedidas também utilizando Ágar nutriente para a contagem de heterotróficos totais. Todas as placas foram incubadas a 37º C/24 h. Posteriormente realizou-se a contagem dos micro-organismos. Foram identificadas colônias de Salmonella spp., coliformes totais e Escherichia coli.
A quinta oficina foi realizada dia 25 de outubro de 2018 com aplicação de um jogo didático, adaptado pela pesquisadora, com o seguinte objetivo:

• 5ª oficina: “Tiro ao alvo com bolas na Segurança de Alimentos e Microbiologia”. Fixar o conteúdo abordado nas oficinas.
Os estudantes foram divididos em três grupos formando filas. Um aluno por vez de cada grupo ia arremessando a bola no alvo (Figura 1) e alcançavam uma pontuação, mas a equipe só pontuava se respondesse à questão corretamente que foi atribuída a cada equipe. Caso contrário, não pontuava. Todos os alunos participaram do jogo, pois se sentiram motivados pela brincadeira. E, desta forma, todos os alunos foram avaliados. Todas as questões proferidas foram de acordo com os assuntos trabalhados nas oficinas executadas anteriormente. A equipe vencedora foi a que obteve a maior pontuação.

Imagem do jogo didático “Tiro ao alvo com bolas na Segurança de Alimentos e Microbiologia.
Figura 1: Imagem do jogo didático “Tiro ao alvo com bolas na Segurança de Alimentos e Microbiologia.


A última oficina foi realizada com uma palestra sobre toxoplasmose com o seguinte objetivo:

• 6ª oficina: “Toxoplasmose: o que é?”. Conhecer a transmissão, patogenicidade e profilaxia dessa doença.
A palestrante, além de explanar sobre o tema, exibiu um vídeo animado no tempo de 10 minutos sobre a transmissão desse protozoário.

Publicado em 05 de Janeiro de 2019

Egressa Doutorado PPGCA é aprovadas em Concurso na UESC
Drª. Daniele de Santana Rocha, egressa do PPGCA é aprovada em Concurso Público na UESC

O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal parabeniza a Drª. Daniele de Santana Rocha pela aprovação em Concurso Público na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Daniele foi aluna de Doutorado entre 2013 - 2017, sendo orientada pelo Prof.Dr. George Rêgo Albuquerque.

Publicado em 06 de Janeiro de 2020

patented-leandro
Docente PPGCA Leandro Batista Costa faz depósito de patente INPI

O professor Leandro Costa faz deposito em 24/02/2017 de patente INPI sobre Composição Antimicrobiana Natural á Base de Oleo Essesncial e Acido Orgânico Para controle de Salmonella Enteriditis.

Publicado em 23 de Junho de 2020

Conscientização da população sobre a Toxoplasmose
Discente Gabriela Mota - Conscientização da população sobre a Toxoplasmose

Durante a realização do mestrado da discente Gabriela Mota Sena de Oliveira intitulado “Prevalência e fatores associados à Toxoplasmose em gestantes, no município de Ilhéus”, que ocorreu no período de 2016 a 2017 foram realizadas palestras para as gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município e também para os Agentes Comunitários de Saúde. As palestras foram ministradas pela discente e pelo seu orientador Prof. Dr. Alexandre Dias Munhoz. No decorrer do projeto foram entregues folders e cartazes para melhor compreensão da importância desta zoonose.

Publicado em 25 de Janeiro de 2020

Discentes Doutorado PPGCA são aprovadas em Concurso na UESC
Discentes de Doutorado do PPGCA são aprovadas em Concurso Público na UESC

O colegiado de Pós-graduação em Ciência Animal parabeniza Ana Graziella de Jesus Deiró e Eliege Jullia Eudoxa dos Santos pela aprovação em Concurso Público na Universidade Estadual de Santa Cruz. Graziela ingressou no programa de doutorado em 2016 e é orientada pelo Prof. Alexandre Dias Munhoz e a discente Eliege Jullia ingressou no programa em 2019 e tem como orientadora a Prof. Drª Bianca Mendes Maciel.

Publicado em 06 de Janeiro de 2020

Discentes Doutorado PPGCA são aprovadas em Concurso na UESC
UESC em parceria com UFBA aprova INCT-IN TREE

Com a aprovação do INCT IN-Tree, em 2016, nova fase de transferência de conhecimento se iniciou com a busca de parcerias com entidades como Secretarias do Meio ambiente municipais para dar início ao repasse de parte dos animais e da tecnologia de produção de animais Neotropicais na região sul e extremo sul da Bahia. Esse projeto ocorre em parceria com a UFBA, e na UESC. Na UESC o mesmo é coordenado pelo Prof Sergio Nogueira. Maiores informações: https://ufba.br/ufba_em_pauta/os-incts-gerados-na-bahia

Publicado em 30 de Janeiro de 2020