Nível: 
MESTRADO ACADÊMICO

Objetivos / Perfil profissional a ser formado:
O curso tem como principal objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados, habilitados à docência de nível superior e à pesquisa cientifica na área de física básica e algumas das suas aplicações.  Uma sólida formação nas bases fundamentais da física clássica e moderna, e nos métodos de pesquisas das áreas específicas dará ao egresso a capacidade tanto para continuar na carreira acadêmica como para enfrentar novos desafios da pesquisa cientifico-tecnológica, bem como, inserir-se em grupos multidisciplinares de pesquisas no mercado de trabalho.

Total de créditos para titulação:
Mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos, sendo: 08 (oito) em disciplinas obrigatórias e 16 (dezesseis) em disciplinas optativas.

Periodicidade de Seleção:
Semestral

Vagas por Seleção:
Conforme edital

Descrição sintética do esquema de oferta do curso:
As inscrições para seleção de candidatos ao PROFISICA serão abertas duas vezes por ano por editais elaborados com a anuência da  Pro-reitoria de Pesquisas e Pós-graduação e a matricula será realizada pela secretaria do PROFÍSICA, em calendário previamente informado na página do PROFÍSICA que se encontra no site da UESC. A admissão no PROFISICA será feita nas linhas de pesquisa estabelecidas no Programa, considerando a disponibilidade de professor orientador. O número de vagas oferecidas em cada processo de seleção será definido pelo Colegiado do PROFISICA, de acordo com a disponibilidade de orientação, que por sua vez, observará os limites de no máximo 04 (quatro) alunos orientados por docente, em forma simultânea. Para ser admitido no curso do PROFISICA o candidato deverá:

  1. Ser diplomado em curso de graduação plena
  2. Ser aprovado no processo de seleção pela Comissão de Seleção, indicada pelo Colegiado, e constituída por (03) membros permanentes do corpo docente do curso.

O processo de seleção dos candidatos será definido pelo colegiado do PROFISICA, devendo constar minimamente de:

  1. Analise de Curriculum Vitae e histórico escolar
  2. Prova de conhecimentos de Física.
  3. Carta de Recomendação de Professor da área.

O candidato aprovado e classificado na seleção deverá efetuar, dentro dos prazos fixados pelo calendário escolar, sua matricula na Secretaria do Colegiado do PROFÍSICA.