Sobre o PPGSAT

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, sediado na Universidade Estadual de Santa Cruz, foi iniciado em meados de 2004. O Programa tem papel fundamental na promoção de pesquisas científicas na área aquática e atividades de ensino e extensão que subsidiem o desenvolvimento sustentável da região sudeste do Estado da Bahia, onde está localizado.

A carência de informações sobre a costa leste brasileira principalmente no que se refere às pesquisas aquáticas, e a crescente utilização da região costeira e águas interiores nos vários setores estratégicos da economia nacional, como na exploração de petróleo e gás, ampliação dos portos marítimos para escoamento de minério do interior, incremento do turismo, de atividades pesqueiras e da aqüicultura, criação de represas e desvios de rios que poderão trazer alterações ambientais na região. Deste modo, a compreensão dos processos que controlam a disponibilidade do fluxo de nutrientes, organismos, sedimentos e poluentes, assim como a avaliação dos impactos antrópicos é de vital importância para o gerenciamento dos ambientes aquáticos da região.

 

Público Alvo

Graduados em Ciências Biológicas, Ecologia, Química, Oceanografia e áreas afins.

 

Objetivo Geral

O Programa contempla a capacitação de recursos humanos capaz de compreender de forma integrada a dinâmica dos ecossistemas aquáticos, visando seu uso racional e sua conservação, bem como subsidiar políticas públicas e oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável.

 

Perfil do Egresso

O aluno do PPGSAT/UESC terá formação em Ecologia, multi- e interdisciplinar, que lhe capacitará atuar em ambientes aquáticos, dentro de uma visão integrada de estruturas e processos. O egresso do curso será capaz de realizar diagnóstico, planejamento, desenvolvimento operacional e monitoramento de projetos voltados à conservação, manipulação e uso racional dos recursos aquáticos, suprindo assim a carência de recursos humanos especializados neste setor.

 

Composição do Colegiado

Rodolfo Mariano Lopes da Silva, Coordenador

Marciel Elio Rodrigues, Vice-Coordenador

Sylvia Maria Susini Ribeiro, representante docente

Daniela Mariano Lopes da Silva, representante docente

Caio Vinícius de Mira Mendes, representante docente

Yvonnick Victor Le Pendu, representante docente

Camila Souza Batista, representante discente

Evelyn Froes, representante discente, suplente

Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Km 16 – Rodovia Jorge Amado, Sala 01EA – 1º andar Pav Max de Menezes
Cep: 45662-900 – Ilhéus-Bahia-Brasil. Fone: (73) 3680-5381 - Fax: (73) 3680-5381. e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.