Área de Concentração

 

Os Sistemas Aquáticos Tropicais abrangem uma grande diversidade de ecossistemas aquáticos continentais, marinhos e de transição em diversas escalas de tamanho. A visão sistêmica destes ecossistemas é enfatizada, independente do nível hierárquico de organização estudado, visando minimizar as lacunas de conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos tropicais.

 

 

Linhas de Pesquisa

 

O Programa possui duas Linhas de Pesquisa:

 

·         Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Aquáticos Tropicais

Esta linha de pesquisa envolve a caracterização descritiva, dinâmica e/ou funcional dos processos biológicos atuantes em ambientes aquáticos, sua integração e relações com os processos físicos, químicos e geológicos. Na caracterização descritiva são conduzidos estudos da composição, abundância, biomassa das populações e comunidades e, na funcional, a dinâmica dos processos em populações e comunidades nos diferentes ecossistemas aquáticos.

 

·         Manejo de Recursos Naturais, Diagnóstico e Remediação de Impactos ambientais

Esta linha de pesquisa envolve o desenvolvimento de projetos que visam fornecer subsídios a uma utilização racional dos recursos naturais aquáticos. Desta forma, estudos nesta linha abrangem três aspectos: avaliação de impactos ambientais, desenvolvimento de técnicas de remediação e manejo racional dos recursos naturais aquáticos.

Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Km 16 – Rodovia Jorge Amado, Sala 01EA – 1º andar Pav Max de Menezes
Cep: 45662-900 – Ilhéus-Bahia-Brasil. Fone: (73) 3680-5381 - Fax: (73) 3680-5381. e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.