Infraestrutura do Curso

 

Laboratórios

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais possui diversos laboratórios totalizando uma área de 392m² localizados no Pavilhão Prof. Max de Menezes, onde está também alojada a Secretaria do Curso, e no Pavilhão Jorge Amado. Estes laboratórios são utilizados de forma intensiva para o desenvolvimento das atividades didático-práticas das disciplinas ofertadas e atividades de pesquisa do Curso.

Laboratório de Recepção e Triagem de amostras(área de 56m2): destinado ao pré-processamento do material coletado em campo antes de ser conduzido aos laboratórios específicos e para limpeza e armazenamento dos materiais e equipamentos empregados na coleta. Este módulo é subdividido em três unidades: (1) área de recepção e preparo das amostras; (2) área para processamento de material fresco e observação de organismos vivos em aquários; (3) depósito de material e equipamentos de campo.

Laboratório de Ecologia do Nécton e Laboratório de Moluscos Marinhos (dividem a área de 56m²). O primeiro é utilizado para lavagem de material e o processamento de amostras biológicas dos projetos de pesquisa relacionados à sistemática, ecologia de organismos nectônicos, marinhos. O segundo é utilizado nos estudos de enfermidades, reprodução e produção de bivalves marinhos, e em ecologia bêntica com ênfase em moluscos. Portanto, este é utilizado para os processamentos de moluscos, incluindo rotina de preparo de lâminas permanentes (histologia), primeiros processamentos para análises moleculares e cultivo de patógenos específicos em meio de cultura.

Laboratório de Ecologia Bêntica (área de 56m2): utilizado para lavagem de material e o processamento de amostras de organismos bênticos dos projetos de pesquisa relacionados a eco-fisiologia, distribuição espaço-temporal e abundância de organismos marinhos e de água doce.

Laboratório de Organismos Aquáticos - LOA (área de 56m2): O LOA desenvolve projetos de pesquisa relacionados a taxonomia e ecologia de Insetos Aquáticos. site: http://nbcgib.uesc.br/loa

Laboratório de Ecologia do Plâncton(antigo Laboratório de Oceanografia Biológica, no Pavilhão Jorge Amado): utilizado para o processamento e preparo das amostras para microscopia ótica e eletrônica de organismos planctônicos (fitoplâncton, zooplâncton e bacterioplâncton) marinhos, salobros e de água doce. Inclui uma coleção de amostras de organismos da região e acervo bibliográfico para identificação dos organismos.

Laboratório de Biogeoquímica Marinha (área de 112m²): utilizado para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à distribuição dos elementos químicos nos ambientes aquáticos e influência antrópica nos ciclos biogeoquímicos, possibilitando o diagnóstico, monitoramento e um melhor gerenciamento dos ambientes aquáticos.

Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Km 16 – Rodovia Jorge Amado, Sala 01EA – 1º andar Pav Max de Menezes
Cep: 45662-900 – Ilhéus-Bahia-Brasil. Fone: (73) 3680-5381 - Fax: (73) 3680-5381. e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.