Ações de extensão

O Comitê de Desenvolvimento da Ostreicultura do Território de Cidadania do Baixo Sul da Bahia (COMDEOS/TCBS), incluindo Camamu e outros municípios litorâneos adjacentes, é formado pela UESC, CEPLAC, SEBRAE, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) – Superintendência da Bahia, BAHIAPESCA e ONG Ordem (Organização Pró-Defesa dos Manguezais da Bahia), entre outras instituições. Os objetivos são: Promover o desenvolvimento da aquicultura, envolvendo as comunidades tradicionais de pescadores/extrativistas da região, visando o desenvolvimento sustentável da região, a inclusão social, a legalização, a visibilidade e a comercialização de um produto de boa qualidade (a ostra). O Comitê foi fundado e coordenado pela Dra. Guisla Boehs, docente do programa, em 2011 e tem regimento aprovado. São realizadas reuniões mensais, com média de 20 participantes/evento. O COMDEOS foi criado a partir de discussões resultantes do projeto de ostreicultura desenvolvido desde 2006 pela UESC na Baía de Camamu, cujo projeto foi inicialmente fomentado pela FINEP (2006-2009), depois mantido com recurso da própria UESC (2010-2011) e no presente com recurso da FAPESB.

Em 2013, a UESC aprovou o Projeto de extensão “Novos Talentos: da Educação Básica à Universidade - Inovação, Diversidade, Práticas e Saberes” no Edital Novos Talentos 2012 SICAPES. Este projeto envolve a participação de docentes e alunos do PPGSAT que desenvolverão atividades abordando conceitos básicos sobre a Biologia Marinha aprofundando a observação da grande diversidade de organismos e seus ambientes, dando ênfase aos temas atuais relacionados às questões ambientais ainda não disponíveis nos livros didáticos. O projeto visa aprofundar as relações entre a educação básica e a universidade, tornar a produção acadêmica acessível, com linguagem adequada à utilização na educação básica, além de estimular professores da educação básica à formação continuada e de alunos a prosseguirem seus estudos em nível superior. Este projeto terá duração de dois anos.

Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Km 16 – Rodovia Jorge Amado, Sala 01EA – 1º andar Pav Max de Menezes
Cep: 45662-900 – Ilhéus-Bahia-Brasil. Fone: (73) 3680-5381 - Fax: (73) 3680-5381. e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.