• INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E LEGISLAÇÃO BRASILEIRAAdv. Fabricio Welge

    Advogado. Mestre em Direito Intelectual pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal; Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela FGV/RJ; Especialista em Direito da Integração Econômica da União Européia e Mercosul pela Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região e pela Universidade de Coimbra Portugal.


  • MANUTENÇÃO DE IGS PÓS-REGISTROSProf. Dr. Gilvanda Nunes (UFMA)

    Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 1986). Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1991). Doutora em Química pelo IQ/UNESP-Araraquara,SP (1999) (doutorado sanduíche na Depto de Química Ambiental do CID/CSIC, Barcelona, Espanha - 1997-1998). Pós-Doutora em Ecotoxicologia pela Universidade de Perpignan Via Domitia (UPVD, França, 2003-2004). Professora concursada (área de Química Analítica) no Depto. de Química da UFV (1991-1994). Atualmente é Professor Associado IV do Depto. Tecnologia Química da UFMA. Desenvolve pesquisas com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental e orienta estudantes de pós-graduação nos programas de pós-graduação em Química, Biodiversidade e Conservação e Doutorado em Biotecnologia da Amazonia – Programa Bionorte (UFMA) e nos cursos de especialização "Lato Sensu" em Educação Ambiental e Gestão Participativa de Recursos Hídricos (IFMA) e MBA em Gestão Ambiental (Excellence - Escola de Negócios). Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Gestão Ambiental nas Empresas" (Convênio UFMA/SEBRAE, 2001-2003). Foi Diretora do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (Campus IV- UFMA , Chapadinha-MA, 2006-2007). Foi Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Projetos de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA (NUDEPRO/PPPG/UFMA, 2009-2010). Foi Coordenadora do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste, Fortec-NE (gestão 2010-2012). Desde 2010, é Diretora do Departamento de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos (DAPI/PPPG-UFMA).

  • INTERNACIONALIZAÇÃO DE IG: EXPERIÊNCIA DA IG COSTA NEGRAAdv. Maria do Socorro

    Possui graduação Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza(UNIFOR -1993). Licenciatura em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará(UECE -1994). Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade CHRISTUS(2008). Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Escola Superior do Ministério Público(ESMEP-2011). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidad Americana de Asuncion (UAA- 2012). Doutoranda em Direito Internacional na Universidade Federal de Buenos Aires(UFBA). Advogada responsável pelo pedido concedido da Indicação Geográfica por Denominação de Origem do Camarão Costa Negra junto ao INPI. (2011). Responsável Técnica(advogada) pela execução do Projeto Camarão Costa Negra – Requerimento de Registro Europeu junto a Comissão Européia – Bruxellas-(EU-2012). Exerce o cargo de Procuradora do Município de Itarema através de concurso público. Advogada titular da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra(ACCN).Participante do Curso Básico de Marcas e Patentes pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI -2010). Curso Intermediário Marca e Patentes pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI -2010).Coordenadora e professora do Curso de Capacitação dos Agentes Públicos do Estado do Ceará (2008). Coordenadora e Professora no curso de Normas do Estatuto do Idoso pelo Estado do Ceará. Palestrante na III Conferencia Municipal de Assistência Social, (2005). Professora da Faculdade Luciano Feijão na disciplina Direito de Família. Palestrante no IV Congresso Cearense de Aquicultura, (2011). Palestra - Licenciamento Ambiental e seus aspectos Jurídicos. Palestrante no V Congresso Cearense de Aquicultura, (2012). Palestra - Licenciamento Ambiental sob a Ótica da Carcinicultura. Palestrante da Assembléia Geral Origin- México-Guadalajara(2011). Coordenou o I Grande Shrimp Festival (Festival Internacional do Camarão(2009) .Coordenadora local do II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas(2012). Coordenadora Geral do I Seminário Internacional de Indicações Geográficas da Costa Negra- Acaraú/Ce (2013). Coodenadora Geral da Conferencia Internacional e Assembleia Geral da Origin – Brasil – Fortaleza (2015).

  • COMO FAZER UM PEDIDO DE IG NO INPI Dr. Maria Helena Nunes (INPI)

    Maria Helena de Oliveira Nunes. Engenheira Química graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997), e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2002). Atualmente é Pesquisadora em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), onde atua como examinadora de indicações geográficas.

    Speaker: Dra. Maria Helena Nunes (INPI)

  • INTERFACE IG E MARCAS E O REGISTRO DE MARCAS NO INPI M.Sc. Pablo Regalado (INPI)

    Pablo Ferreira Regalado é Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG da Universidade Técnica de Lisboa – UTL, Especialista em Administração Pública pela Fundação Escola do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro – FESP/RJ e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Servidor do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI lotado na Diretoria de Marcas e Coordenador da Equipe MC, que é responsável pelo exame de pedidos de registro de marcas coletivas e marcas de certificação. Atua como examinador de marcas e, também, como palestrante e instrutor de cursos e minicursos oferecidos pelo INPI em parceria com diversas instituições.

    Speaker: M.Sc. Pablo Regalado (INPI)