Prezad@s

O NBCGIB com todas as incorporações que sofreu ao longo de sua breve história, qual fora pensado e estruturado como um núcleo específico e especializado em bioinformática, atualmente apresenta mais características de um núcleo de e-Science. Isto não significa sua descaracterização, mas sim um grande amadurecimento, pois vem conseguindo ao longo de sua previa experiência, suportar várias linhas de pesquisas. Destacamos que, dentre as várias ferramentas e serviços do NBCGIB, existe um grande grau de importância ao CACAU, que pode prover performance computacional para pesquisas que utilizem de computação intensiva para extrair novas informações dos conjuntos de dados adquiridos e armazenados em formato eletrônico.

Durante minha coordenação, acredito fielmente que vários desafios foram solvidos, a infraestrutura foi melhorada, foram implementados vários processos para facilitar a gestão e parceiros foram aproximados, sejam novos ou antigos. Infelizmente, ainda tenho o sentimento de que vários outros desafios são reais, sendo um dos principais o fortalecimento do Núcleo como grande facilitador de pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica.

Porém, em virtude de problemas de saúde na família e principalmente a exposição profissional, no atual momento não tenho mais forças, compenetração e dedicação qual faz jus o NBCGIB/CACAU.

Por esta, venho agradecer os colaboradores do núcleo, nossos parceiros e amigos, quais contribuíram para o andamento do NBCGIB durante este período, e destacar principalmente os parceiros institucionais na UESC quais tanto me auxiliaram, ensinaram e compreenderam.

Aproveito para apresentar o novo diretor Prof. Dr. Aprígio Augusto Lopes Bezerra (DCET).

Att

Marcelo Ossamu Honda

 


 

 

 

Bem vindos ao Portal do Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas, uma iniciativa da comunidade de pesquisadores em biotecnologia da Bahia.

O grupo de Pesquisas aglutina os principais pesquisadores do Estado da Bahia nas áreas de Biologia Computacional e Bioinformática. Foi criado por iniciativa do Instituto Baiano de Biotecnologia - IBB e conta com uma sede permanente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC em Ilhéus e com núcleos espalhados em outras nove Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa do Estado da Bahia.

Para obter mais informações sobre o nosso grupo multi-institucional consulte nosso Relatório Lattes.

«  Setembro 2016  »
DoSeTeQuQuSe
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930