Domingo 19 Novembro 2017

TinnR

Contents[Hide]

pt_br en_us

1. Descrição

O Recursos do Tinn-R GUI/Editor para o ambiente R (Resources of Tinn-R GUI/Editor for R Environment - TinnR) é um pacote para o R.

Possui muitos recursos que potencializam e otimizam o uso do Editor/GUI/IDE Tinn-R junto ao abiente R.

É um projeto registrado sob a Licença Pública Geral GPL, sendo portanto software livre.

2. Objetivo

O objetivo do desenvolvimento do pacote TinnR foi potencializar e otimizar o uso do Editor/GUI/IDE Tinn-R em relação ao ao ambiente R. O pacote TinnR realiza (pelo lado do R) algumas operações de comunicação e consulta e as envia para o cliente Tinn-R. Esse por sua vez processa o que solicita e apresenta os resultados em formatos de fácil visualização gráfica para o usuário.

O início de seu desenvolvimento (2007/2008) se deu durante o pós-doutoramento do primeiro autor realizado na ESALQ/LCE sob a temática Tinn-R - GUI/Editor para o ambiente Computacional e Estatístico de Código Aberto R, cujo principal objetivo era a sua consolidação sob o sistema operacional Windows. O Tinn-R já era intensivamente usado em nível internacional, mas carecia de otimizações. O R oferecia alguns recursos espalhados em alguns pacotes (svIO, svIDE, svMisc, etc, a maioria de autoria de Philippe Grosjean) o que tornava a instalação e a manutenção dos recursos necessários difícil. Adicionalmente, as funções então disponíveis não eram muito específicas para as necessidades do Tinn-R Optou-se então pela simplificação e otimização das funções e algumas novas foram codificadas. Esse foi o início do atual pacote. Dai por diante, progressivamente, foi ganhando novos recursos (alguns por solicitação dos usuários, outros por doação de código) até chegar ao estágio de desenvolvimento atual.

3. Principais características

Fornece (pelo lado do R) os seguintes recursos para o Tinn-R:

  • Informar (tip) argumentos de funções e atribuitos dos objetos
  • Dynamic Data Exchange (DDE)
  • Informações para o R explorer (ambiente gráfico) como os pacotes carregados na seção e os seus respectivos objetos e atributos
  • Exportação de objetos do R em vários formatos: LaTeX, HTML, etc

4. Autores

5. Coloboradores efetivos

  • À espera de voluntários!

6. Download

  • Versão estável: CRAN
  • Versão de desenvolvimento: GitHub

7. Tutorial

  • Links para tutoriais do TinnR (em breve)!