Quarta 13 Dezembro 2017

Exams Database Manager

Bem vindos ao site oficial do pacote EDM (Exams Database Manager) do software R.  O pacote EDM é elaborado em shiny, e tem como funcionalidade fornecer ao usuário uma interface em HTML que permita o compartilhamento de questões entre os professores de modo que, ao elaborar uma prova o educador tenha em mãos um banco de questões, poupando-o de um tempo precioso.

Além de compartilhar suas questões (não é obrigatório), o a interface permite que o professor possa gerar suas questões, escolhendo o banco de dados, a matéria, o assunto e o nível da questão (fácil, médio e difícil).

Para o usuário programar e compartilhar suas questões, é necessário que ele tenha familiaridade com LaTeX,R e Knitr/Sweave, e que estude a documentação do pacote exams. Para uma utilização básica do pacote exams, a interface fornece menus para criar suas próprias questões.

Para iniciar a utilização do pacote EDM, fiz alguns vídeos para que tenha facilidade na instalação e uso do EDM. Segue na ordem o passo a passo.

  1. Para instalar o pacote EDM, há alguns caminhos que podem ser seguidos.
    • Via github. Acesse o site https://github.com/ivanalaman/EDM para maiores detalhes.
    • Baixando os fontes a seguir:
      • EDM_1.0.zip - para windows
      • EDM_1.0.tar.gz - para demais sistemas operacionais.
  2. Depois de instalado, a primeira coisa é criar o seu banco de questões via pacote. Segue o link do vídeo:
  3. Depois de criar o seu banco de questões, está na hora de começar a programar suas próprias questões. Segue os vídeos explicando como fazer cada tipo de questão:
    • Questão dissertativa numérica
    • Questão dissertativa texto
    • Questão objetiva única escolha
    • Questão objetiva múltipla escolha
    • Questão de associação
    • Questão do tipo mista
  4. Elaborando uma prova.

Após ter criado o seu banco de questões, você poderá compartilhar seus arquivos com outros usuários, e deixar o pacote com um banco de questões cada vez melhor. Para enviar o seu banco de questões, você deve compactar (apenas formato zip) o seu arquivo e enviar por meio da ferramenta abaixo. Segue um vídeo para facilitar o entendimento.

#COLOCAR O APLICATIVO PARA ENVIAR O BANCO DE QUESTÕES.

É possível também atualizar seu banco de questões com base de dados de outros usuários que assim como você, resolveu abraçar a ideia e compartilhar o seu banco de questões. Isso deve ser feito necessariamente via menu do aplicativo. Segue também um video explicativo. 

Para dúvidas, sugestões e outros comentários, segue o link do grupo de discussão: