NBCGIB - scriptLattes (período 2006-2016)

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 46

2014

1.   2014-Atual. Animação por computador aplicada em simulação robótica
Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver um ambiente para realizar simulações robóticas. Para atingir esse objetivo será primeiramente desenvolvido um ambiente genérico de animação por computador o qual, posteriormente será estendido incluindo primitivas que permitam expressar as restrições do mundo físico de modo a obter um ambiente que permita realizar simulações robóticas. O projeto compreende assim o desenvolvimento de modelos robóticos de experimentação e uma adequada codificação de seu funcionamento físico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: César Alberto Bravo Pariente - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Membro: César Alberto Bravo Pariente.
2.   2014-Atual. Bioinformática na Escola
Descrição: Descrição: A Bioinformática é uma nova disciplina científica, que tem otimizado a análise dos dados biológicos oriundos do seqüênciamento de DNA e proteínas. Essa disciplina tem crescido exponencialmente no compasso das novas descobertas científicas. Contudo, a falta de recursos humanos dificulta o desenvolvimento e a difusão da Bioinformática no Brasil. Uma das formas possíveis de difundir a Bioinformática é proporcionar um contato inicial de estudantes de Cursos Técnicos, ainda no Ensino Médio, com as ferramentas de Bioinformática. O objetivo é fornecer acesso ao conhecimento científico por meio da sua democratização, contribuindo para a aprendizagem da Bioinformática e promover a preparação de profissionais nesta área. Registro IFBA-Campus Ilhéus PESQ003/2014 (http://www.ilheus.ifba.edu.br/index.php?option=com_contentview=articleid=530Itemid=185). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Ossamu Honda - Integrante / Amanda Ferreira da Silva Mendes - Coordenador / Edson Mário de Andrade - Integrante / Alialdo Dantas Damascena - Integrante / Pablo Oliveira Galvão - Integrante.
Membro: Marcelo Ossamu Honda.
3.   2014-Atual. Desenvolvimento de materiais para inovação de dispositivos emissores de luz com alta eficiência de conversão de energia.
Descrição: Este projeto é será voltado para a pesquisa e inovação na fabricação de dispositivos eletroluminescentes monocromáticos contendo compostos orgânicos que exibem eletroluminescência quando são depositados sobre substratos de vidro ou plástico recobertos com óxido condutor transparente para forma estruturas tipo diodo. Nessa placa serão depositados filmes finos de materiais orgânicos e inorgânicos que permitam o transporte de cargas elétricas e através da recombinação destas dentro do material ocorra o processo de luminescência. Neste estudo serão investigados os parâmetros relacionados com o tipo de material mais adequado para preparação dos filmes finos por evaporação de solvente (spin-coating) e por deposição em ambiente de alto vácuo por sublimação térmica. Através da escolha apropriada dos materiais orgânicos, do controle de fatores como espessura dos filmes, introdução de dopantes de compostos complexos de terras raras na camada emissora dos dispositivos influenciaram as características de emissão. Além disso, através escolha de diferentes metais para contatos elétricos se procurará uma estrutura que apresente melhor desempenho em termos de eficiência conversão de energia elétrica em luminescência e de tempo de vida operacional maior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Integrante / Paulo Neilson Marques dos Anjos - Coordenador / Marcelo Bento Pisani - Integrante / Maria Elvira do Rego Barros Bello - Integrante / Severino Alves Junior - Integrante.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
4.   2014-Atual. Implantação e implementação do Laboratório Regional de Modelagem Computacional em Ciência e tecnologia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador / Susana Marrero Iglesias - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Felix Mas Millan - Integrante / Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Marcelo Ossamu Honda - Integrante / Paulo Eduardo Ambrosio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.
5.   2014-Atual. Implementação e investigação de algoritmos computacionais paralelos para caracterização de imagens radiológicas de mamografias
Descrição: Este projeto propõe a implementação e a investigação de algoritmos computacionais,‭ ‬quais possam ser utilizados para a caracterização de imagens radiológicas de mamografia,‭ ‬utilizando tecnologias de computação paralela.‭ ‬O trabalho propõe a utilização de técnicas de extração de características da imagem,‭ ‬processo este que visa simular a inspeção visual das imagens médicas feito pelo especialista radiologista.‭ ‬Através desse processo é possível matematicamente desenvolver algoritmos computacionais,‭ ‬utilizando métodos de processamento de imagens,‭ ‬tendo como objetivo a caracterização das imagens quais possam ser utilizados em sistemas de diagnóstico auxiliado por computador.‭ ‬A implementação estará baseada no padrão OpenCL,‭ ‬qual é uma arquitetura para plataformas heterogêneas,‭ ‬e também na plataforma CUDA,‭ ‬qual é uma plataforma de computação paralela de propósito geral da NVIDIA,‭ ‬possibilitando a investigação sobre o desempenho das implementações em diferentes arquiteturas.‭ ‬Esperamos assim,‭ ‬contribuir técnico e cientificamente para o desenvolvimento de sistemas computadorizados de auxilio ao diagnóstico,‭ ‬quais utilizem de algoritmos computacionais paralelos para caracterização de imagens radiológicas de mamografias,‭ ‬podendo possibilitar um diagnóstico ao paciente mais rápido,‭ ‬coerente e preciso. Cadastro PROPP: 00220.1300.1447 Recursos UESC: R$ 2850,00 Período: 22/08/2014 à 22/08/2016. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcelo Ossamu Honda - Coordenador / Esbel Tomás Valero Orellana - Integrante / Matheu Anunciação Batista dos Santos - Integrante / Pedro Lima de Oliveria - Integrante.
Membro: Marcelo Ossamu Honda.
6.   2014-Atual. Implementações Paralelas Portáveis na Resolução do Problema de Poisson
Descrição: O principal objetivo deste projeto é desenvolver uma implementação paralela multiplataforma, que utilizem de forma eficiente as características das arquiteturas paralelas disponíveis, na resolução do problema de Poisson. A implementação estará baseada no padrão OpenCL e servirá de base para o desenvolvimento de implementações híbridas posteriores. Com esta finalidade deve-se analisar o desempenho da implementação em diferentes arquiteturas visando definir como ela se comporta em relação a implementações para arquiteturas específicas como as baseadas em OpenMP e CUDA. O estudo deve utilizar diferentes plataformas computacionais baseadas em tecnologias multicores e many-cores. Deve-se utilizar também plataformas de portes diferentes, desde laptops modernos, passando por estações de trabalho, e nós de computo de clusters de grande porte, como o cluster do Centro de Armazenamento de dados e Computação Avançada da UESC (CACAU). Com parte desde projeto pretende-se também desenvolver uma biblioteca de funções que auxilie no futuro desenvolvimento de aplicações direcionadas a implementar modelos computacionais baseados em EDPs. A biblioteca deve incluir implementações paralelas eficientes de métodos numéricas, assim como funções para quantificar diferentes métricas de desempenho. Simultaneamente pretende-se aprofundar os conhecimentos e competências dos pesquisadores do GPMAC no desenvolvimento de métodos numéricos e algoritmos computacionais para resolução de problemas das ciências e a engenharia, promovendo a consolidação do grupo e sua fixação como referência em modelagem computacional a nível estadual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Esbel Tomás Valero Orellana - Coordenador / Dany S Dominguez - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Marcelo Ossamu Honda - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Membro: Esbel Tomás Valero Orellana.
7.   2014-Atual. Técnicas avançadas para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa da UESC - Subprojeto 1: Implantação do núcleo de Diagnóstico Avançado: Técnicas de imagem e de citometria
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Ossamu Honda - Coordenador / Fermin Farcia Velasco - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Ossamu Honda.

2013

1.   2013-2014. Algoritmos relacionais para extração de esqueleto em malhas poliédricas 3D
Descrição: Extrair um esqueleto de uma malha poliédrica 3D significa associar a suas partes (por exemplo, as extremidades de uma personagem 3D) segmentos de reta que podem ser usados em animação por computador para definir o movimento das partes da malha, por um processo de associação. Como as malhas 3D podem conter milhões de pontos a associação do movimento do esqueleto às partes da ma]ha costuma ser demorada e impacta negativamente na animação. Neste projeto vamos utilizar um gerenciador de bancos de dados relacionais para implementar essa associação e comparar os tempos de execução com implementações clássicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: César Alberto Bravo Pariente - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: César Alberto Bravo Pariente.
2.   2013-Atual. Implantação e implementação do Laboratório Regional de Modelagem Computacional em Ciência e tecnologia
Descrição: O nosso programa PPGMC recém aprovado pela CAPES, tem como objetivo central preparar recursos humanos em nível de mestrado, que possam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, em especial do Estado da Bahia. Atualmente, existe uma demanda significativa no Brasil por pessoal capacitado no uso de técnicas de modelagem computacional na resolução de problemas de ciências e engenharias. A região de atuação da UESC inclui importantes vetores de desenvolvimento tecnológico como o Pólo de Informática de Ilhéus e a Ferrovia de Integração Oeste ? Leste, entre outros. A PPGMC é o primeiro curso de pós-graduação strictu sensu da área de computação e matemática aplicada na região Sul da Bahia. Pelos motivos anteriores o curso precisa de apoio em recursos para infra-estrutura. O presente projeto é essencial para o início forte e saudável do PPGMC-UESC; o mesmo prevê a aquisição de elementos imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades docentes e de pesquisa, por exemplo o acervo bibliográfico especializado das linhas de pesquisas do programa e equipamento de informática de alto desempenho. Paralelamente as atividades de consolidação da infra-estrutura, este projeto propõe e desenvolvimento de atividades de pesquisa em modelagem computacional. A execução desta proposta permitira ao corpo docente garantir o andamento do curso de forma consistente e continuada com um elevado padrão de qualidade e resultados científicos significativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Ossamu Honda - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Paulo Eduardo Ambrósio - Integrante / Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Dany Sanchez Dominguez - Coordenador / Susana Marrero Iglesias - Integrante / Felix Mas Millan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Ossamu Honda.
3.   2013-Atual. Métodos Numéricos Determinísticos para Solução da Equação de Transporte de Partículas Neutras na Formulação de Ordenadas Discretas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Integrante / Ricardo C Barros - Integrante / Susana Marrero Iglesias - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Hermes Alves Filho - Coordenador / Welton Alves de Menezes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.
4.   2013-Atual. Soluções Amigáveis e de Alto Desempenho para Reconstrução de Árvores Filogenéticas
Descrição: Existem muitos programas para reconstrução de árvores filogenéticas (RAF), baseados em métodos de distância, máxima verossimilhança, parcimônia e analise bayesiana. No momento as pesquisas nesta área estão direcionadas a melhorar o desempenho e exatidão das implementações além de fornecer ferramentas que ajudem na escolha do modelo evolutivo, método e seus parâmetros. Este projeto caminha neste sentido, propondo soluções amigáveis e de alto desempenho que permitam melhorar as desvantagens das ferramentas atualmente disponíveis. Portanto, pretende-se continuar o desenvolvimento da ferramenta IGrafu para Desktop e clusters de PCs além de propor uma versão web para ser executada em uma plataforma de alto desempenho com possibilidade de realizar RAF de maneira automática e realizar análise de desempenho e paralelização usando CUDA/GPU de um programa de RAF. É importante salientar que para estes desenvolvimentos será utilizada a metodologia de processo unificado além do estudo detalhado dos principais métodos e implementações existentes para RAF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Coordenador.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
5.   2013-2014. Técnicas criptográficas, assinaturas digitais e certificação digital no contexto da infraestrutura de Chave Pública do Brasil
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva identificar a adequação das técnicas criptográficas modernas à recente legislação e novas normas do estado brasileiro no que tange a infraestrutura de chave publica para intercambio eletrônico de informação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: César Alberto Bravo Pariente - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 2
Membro: César Alberto Bravo Pariente.
6.   2013-Atual. Técnicas de processamento paralelo híbrido na resolução do problema de poisson
Descrição: O problema de Poisson é dado por um sistema de equações diferenciais parciais (EDPs), e pode ser utilizado em múltiplas aplicações de diferentes áreas das ciências e das engenharias. A resolução numérica destas EDPs em grandes regiões heterogêneas consome grande quantidade de recursos computacionais durante longos períodos de tempo. A utilização de algoritmos paralelos para resolver este tipo de problemas e servir de base, não apenas para aplicações que tem no seu núcleo o problema de Poisson mas também para uma serie de problemas mais complexos que podem ser resolvidos utilizando uma abordagem semelhante. Com o advento dos processadores multi-cores e das dispositivos gráficos de uso geral (GPGPU), novos desafios foram propostos para os programadores. Estas tecnologias, disponíveis tanto nos computadores de grande porte quanto nas pequenas estações de trabalho, levaram ao surgimento de novas possibilidades de implementação de algoritmos paralelos em arquiteturas híbridas. Neste projeto se objetiva desenvolver novas implementações paralelas utilizando abordagens tradicionais, como a troca de mensagens (MPI), em conjunto com novos paradigmas como o uso de múltiplas linhas de execução (OpenMP), e execução em GPGPU (CUDA). Diversos esquemas de paralelização são propostos visando determinar como cada um deles se adéqua às diferentes arquiteturas disponíveis. Testes de desempenho serão realizados, tanto em computadores de grande porte como o CACAU quanto em estações de trabalho. Os resultados poderão ser caracterizados através de métricas tradicionalmente utilizadas para quantificar o desempenho de programas paralelos (speedup e eficiência). Entretanto, novas métricas precisam ser propostas para melhor quantificar o desempenho das aplica ̧c ̃oes que utilizam as GPGPUs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Esbel Tomás Valero Orellana - Coordenador / Dany S Dominguez - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Marcelo Ossamu Honda - Integrante.
Membro: Esbel Tomás Valero Orellana.

2012

1.   2012-Atual. Expansão do Centro de Armazenamento de dados e Computação Avançada da UESC (CACAU 2.0)
Descrição: Expansão do Cluster CACAU, com adição de 3 nós equipados com GPU TESLA para aceleração de cálculos, permitindo computação científica e aplicação em projetos de inovação, tanto através de simulação aplicada como em jogos eletrônicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador / Esbel Tomás Valero Orellana - Integrante / Adriano Hoth Cerqueira - Integrante / Marcelo Honda - Integrante.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
Descrição: Expansão do Cluster CACAU, com adição de 3 nós equipados com GPU TESLA para aceleração de cálculos, permitindo computação científica e aplicação em projetos de inovação, tanto através de simulação como me jogos eletrônicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Ossamu Honda - Coordenador / Gesil Sampaio Amarante Segundo - Integrante / Esbel Tomás Valero Orellana - Integrante / Adriano Hoth Cerqueira - Integrante.
Membro: Marcelo Ossamu Honda.
2.   2012-Atual. Laboratório Avançado de Análises para Materiais e Biotecnologia
Descrição: Laboratório multi-usuário equipado para análises avançadas de materiais e de amostras e habilitado para a execução de projetos em nanotecnologia, utilizando técnicas de espectroscopia fotoeletrônica de raios-X (XPS do inglês X-Ray Photoelectron Spectroscopy) e de microscopia de força atômica, a ser instalado no Parque Tecnológico da Bahia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador / Marcelo Bento Pisani - Integrante / Nestor Santos Correia - Integrante.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
3.   2012-2014. Processamento Tridimensional de Imagens Micro-tomográficas Aplicado à Caracterização de Misturas de Concreto Leve
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador / Susana Marrero Iglesias - Integrante / Helder Conceição Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.

2011

1.   2011-2014. Avaliação de variedades de citros mediante procedimentos convencionais e biotecnológicos, com ênfase em porta enxertos adaptados a estresses abióticos e bióticos
Descrição: Projeto visa desenvolver metodologias que promovam a eficiência e a eficácia da seleção de novos porta-enxertos de citros adaptados a condições de estresses bióticos e abióticos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Integrante / Abelmon S. Gesteira - Coordenador / Marcio Gilberto Cardoso Costa - Integrante / Pirovani, Carlos P. - Integrante.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.
2.   2011-2011. Estudo de perspectivas para reciclagem de equipamentos eletronicos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Coordenador / Gesil Amarante Segundo - Integrante. Financiador(es): Coleção Industria de Comércio de Informática Telec e Eletro. LTDA - Cooperação.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.

2010

1.   2010-2012. Ambiente de Paralelização De Processamento de Imagens Digitais para Aplicações Medicas
Descrição: O processamento de imagens digitais tem um amplo espectro de aplicações na indústria, no monitoramento recursos distribuídos em grandes áreas geográficas e em aplicações medicas. Embora hoje em dia existam algoritmos bem estabelecidos para tratamento de imagens, o processamento dos mesmos é uma tarefa computacionalmente exigente e que requere, portanto, equipamentos e software especializados que nem sempre se encontram ao alcance de pesquisadores que poderiam fazer uso de recursos de esse tipo. Por outro lado, os algoritmos clássicos da área de processamento de imagens são idéias para apresentam uma estrutura ideal para paralelização em virtude que as estratégias de reconhecimento de padrões e os operadores utilizados podem ser aplicados localmente em áreas restritas de uma imagem digital, o que permite distribuir o processamento de um mesmo objeto digital entre os diversos processadores disponíveis num ambiente de computação paralela. Este projeto propõe ir ao encontro das características mencionadas provendo um ambiente de processamento de imagens digitais a ser oferecido como um web service para a comunidade de pesquisa. Internamente o processamento ira se beneficiar das técnicas de paralelização que podem ser aplicadas nos algoritmos de processamento de imagens se utilizando de um cluster de computadores para maximizar o desempenho dos algoritmos a ser implementados. Sendo que o a infra-estrutura básica do projeto deverá estar suportada no cluster, serão incluídas tarefas de rotina para a manutenção do mesmo visando garantir seu correto funcionamento. Nesse contexto o sistema a ser implementado deve comportar interfaces que permitam aos usuários: 1) submeter imagens a ser processadas especificando parâmetros adequados a processamento; 2) monitorar os trabalhos enviados e que ainda se encontrem em processamento; 3) descarregar os resultado do processamento solicitado. Por outro lado, internamente, o sistema deve comportar um seqüenciador de tarefas (um job. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Alberto Bravo Pariente - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Membro: César Alberto Bravo Pariente.
2.   2010-2013. Análise do perfil proteômico de Moniliophthora perniciosa em resposta ao fluido apoplástico de cacau
Descrição: Análise do perfil proteômico de dois isolados do fungo Moniliophthora perniciosa (menos e mais agressivo) em resposta ao fluido apoplástico de cacau resistente e suscetível à doença vassoura-de-bruxa. No trabalho também foram feitas análises bioquímicas e funcionais de uma proteína de estresse oxidativo do cacau (ascorbato peroxidase- APX), relacionada à resposta de defesa da planta à doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Coordenador / Carlos Priminho Pirovani - Integrante / Julio Cezar de Mattos Cascardo - Integrante / Fátima Cerqueira Alvim - Integrante / Karina Peres Gramacho - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.
3.   2010-Atual. Consolidação da área de concentração de Biotecnologia e Genômica do PPG-GBM/UESC: desenvolvimento tecnológico usando as ÔMICAS para a mitigação das perdas por estresses bióticos e abióticos em fruteiras tropicais
Descrição: A integração de diferentes abordagens ÔMICAS, incluindo genômica, transcriptômica e proteômica pode fornecer informações precisas sobre todas as correlações gene-proteína, de modo a ampliar o entendimento dos processos biológicos em nível de organismo e facilitar a identificação de genes potencialmente úteis do ponto de vista biotecnológico. Com esse intuito, o presente projeto propõe o financiamento de três pós-doutorandos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da UESC para empregarem, de forma integrada, as diferentes ÔMICAS para o estudo de fruteiras tropicais (cacau e citros) submetidas a estresses bióticos e abióticos, visando o desenvolvimento de tecnologias para a mitigação das perdas causadas por esses estresses.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Integrante / Julio Cezar de Mattos Cascardo - Integrante / Abelmon da Silva Gesteira - Integrante / Alex-Alan Furtado de Almeida - Integrante / Fabienne Florence Lucienne Micheli - Integrante / Karina Peres Gramacho - Integrante / Marcio Gilberto Cardoso Costa - Coordenador / Pirovani, Carlos P. - Integrante / Walter dos Santos Soares-Filho - Integrante / Luciana Cardoso Cidade - Integrante / Cristina de Paula Santos Martins - Integrante / Tahise de Oliveira Magalhães - Integrante / Sara Menezes Pereira - Integrante / Fabiana Cavalcante - Integrante.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.
4.   2010-2012. Desenvolvimento de um Sistema de Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo (CBIR) para Imagens Médicas
Descrição: Este projeto propõe a investigação e utilização de técnicas analise de textura para caracterização de imagens médicas para suporte a recuperação de imagens baseada em conteúdo (CBIR, do inglês ?Content-Based Image Retrieval?). Analise de textura das imagens será aplicada para extração automática de atributos de características, buscando simular o processo de percepção visual das imagens medicas realizado pelos médicos radiologistas, visando sua classificação para posterior indexação e recuperação. As metodologias de indexação e recuperação de imagens baseada em conteúdo serão utilizadas para definição da base de dados, dos métodos de avaliação de desempenho, das ferramentas de seleção e classificação de padrões, e das buscas de imagens por similaridade O projeto proposto neste trabalho, basicamente pode atuar como ferramenta de: ensino, pesquisa, automação/codificação de imagens e auxílio ao diagnóstico. Auxilio ao diagnostico, seria a principal e mais nobre aplicação da recuperação de imagens. Poderia atuar de duas maneiras distintas, a primeira, utilizaria as técnicas de CBIR para busca de casos similares, permitindo ao usuário a comparação visual e a recuperação de informações do exame/laudo que este julgue importante. A segunda é a verificação automaticamente, da classificação de um novo estudo armazenado no banco de dados existente, determinando a melhor classificação deste caso em relação aos já armazenados. Assim, um sistema CBIR com características de sistema diagnostico auxiliado por computador como proposta neste projeto, em um ambiente integrado de Arquivamento e Comunicação de Imagens, o maior beneficiário é o paciente com um diagnóstico mais coerente e preciso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcelo Ossamu Honda - Coordenador / Paulo Eduardo Ambrosio - Integrante.
Membro: Marcelo Ossamu Honda.
5.   2010-2013. Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UESC (AVA\UESC)
Descrição: A presente proposta visa atuar em duas linhas: (1) a implantação e implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que ofereça suporte a todos os cursos de graduação presencias; e (2) a capacitação de professores e profissionais técnicos administrativos na configuração e utilização de ferramentas TICs em atividades de ensino. Estas duas linhas se complementam no objetivo comum de criar, estabelecer e consolidar uma cultura institucional na utilização de ferramentas EAD e TICs nas atividades de ensino de nossa universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Paulo E. Ambrosio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.
6.   2010-2010. Sistemas de controle baseados em microcontroladores, celulares e computadores
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Coordenador. Financiador(es): Coleção Industria de Comércio de Informática Telec e Eletro. LTDA - Auxílio financeiro.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.

2009

1.   2009-2012. Centro de Armazenamento de dados e Computação Avançada da UESC - C.A.C.A.U.
Descrição: Aquisição e implementação de equipamento dotado de Cluster com 160 núcleos, servidor de email, páginas e storage na UESC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Integrante / Esbel Tomás Valero Orellana - Integrante / Adriano Hoth Cerqueira - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
2.   2009-2013. Centro de Excelência em Tecnologia da Informação
Descrição: Projeto de criação de infra-estrutura especialmente voltada para pesquisas aplicadas em colaboração entre a UESC e empresas, especialmente da área de TICs. Os laboratórios a serem abrigados neste Centro envolverão desde software embarcado a novos materiais. A verba para construção da primeira etapa deste projeto (~900 mil Reais) foi aprovada dentro do projeto Estruturante de Engenharias do Estado da Bahia, a ser financiado conjuntamente com a FINEP e a FAPESB e o convênio foi assinado em outubro de 2009.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
Descrição: Projeto de criação de infra-estrutura especialmente voltada para pesquisas aplicadas em colaboração entre a UESC e empresas, especialmente da área de TICs. Os laboratórios a serem abrigados neste Centro envolverão desde software embarcado a novos materiais. A verba para construção da primeira etapa deste projeto (~900 mil Reais) foi aprovada dentro do projeto Estruturante de Engenharias do Estado da Bahia, a ser financiado conjuntamente com a FINEP e a FAPESB e o convênio foi assinado em outubro de 2009.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Gesil Amarante Segundo - Coordenador.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
3.   2009-2010. Estudo de aquecimento de plasma por ondas eletromagnéticas nas freqüências íon e eletro ciclotronicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Gesil Amarante Segundo - Coordenador. Financiador(es): Rede Nacional de Fusão - Auxílio financeiro.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
4.   2009-2011. Identificação e caracterização de proteínas-alvo da parede celular do fungo Moniliophthora perniciosa nas fases biotrófica e saprofítica crescidos em diferentes fontes de carbono
Descrição: A parede celular (PC) de fungos apresenta uma série de funções como proteção contra injúrias mecânicas e estresse oxidativo, sendo também crucial para colonização e infecção, pois delimita a interface entre hospedeiro e o patógeno. Entretanto, sua composição é constantemente alterada em resposta a sinais ambientais e aos diferentes estágios do ciclo celular do fungo. Os polissacarídeos da PC apresentam uma constituição semelhante entre os diversos grupos de fungos e uma das principais diferenças entre eles é a composição específica de proteínas da PC. O glicerol induz modificações na PC do fungo na fase saprofítica, aumentando a resistência a estresse oxidativo e a secreção de proteínas de virulência. O presente trabalho propõe a identificação e análise da composição protéica da PC de isolados contrastantes do fungo, nas fases biotrófica e saprofítica, através da técnica de LC/MS/MS. O fungo será cultivado nas duas fases e cm diferentes fontes de carbono. As proteínas-alvo identificadas e de interesse serão caracterizadas funcionalmente e estruturalmente, visando o desenvolvimento futuro de drogas fungicidas, além de gerar informações que contribuam para futuros estudos de proteômica da parede celular do fungo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Coordenador / Carlos Priminho Pirovani - Integrante / Julio Cezar de Mattos Cascardo - Integrante / Helena Costa - Integrante / Fabienne Florence Lucienne Micheli - Integrante / Fátima Cerqueira Alvim - Integrante / Karina Peres Gramacho - Integrante / Tiago Cerqueira de Almeida - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.
5.   2009-Atual. Implantação de Laboratório de Pesquisa e Inovação de Materiais Avançados para Tecnologia da Informação e Energia
Descrição: Convênio SECTI-UESC para fortalecimento de infra-estrutura com equipamentos analíiticos para pesquisa e desenvolvimento em projetos nas linhas de pesquisa em materiais avançados, tanto servindo para a pesquisa básica como em parceria com empresas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Integrante / Márcia Attie - Integrante / Paulo Neilson Marques dos Anjos - Coordenador. Financiador(es): Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
6.   2009-2010. Inovação e Incubação Integradas para o Desenvolvimento
Descrição: Projeto de implementação de sistemas de inovação centrados no NIT da Universidade Estadual de Santa Cruz. Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo; Gesil Sampaio Amarante Segundo (Responsável); Liliane Queiroz Antônio Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Integrante / Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador / Liliane Queiroz Antônio - Integrante.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.
7.   2009-2011. Laboratório central de produção de proteínas recombinantes de interesse científico e biotecnológico
Descrição: Diante dos prejuízos sócio-econômicos e ambientais decorrentes dos danos causados pela doença vassoura-de-bruxa do cacaueiro, inúmeros projetos genomas foram executados. O nosso laboratório tem acesso aos bancos de dados e aos clones. Assim, objetivamos expressar em sistemas heterólogos e caracterizar proteínas da planta e do fungo, bem como atender a demandas de outras instituições. As proteínas pré-selecionadas são proteases, inibidores de proteases, Rubisco, aquaporinas, filoplanina e um receptor de vitamina D (VDR). A maioria das proteases é produzida na forma de pré-pró-proteínas, de forma que análises de expressão baseada no RNA ou em análise proteômica convencional não correlacionam com a atividade da enzima. Assim, proteases e inibidores recombinantes serão produzidos, caracterizados bioquimicamente e avaliadas para potencial uso industrial. Os inibidores serão imobilizados em resinas e utilizados na captura de proteases do fungo e da planta. As proteínas capturadas serão identificadas por MS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Integrante / Carlos Priminho Pirovani - Coordenador / Julio Cezar de Mattos Cascardo - Integrante / Abelmon da Silva Gesteira - Integrante / Alex-Alan Furtado de Almeida - Integrante / Fabienne Florence Lucienne Micheli - Integrante / Fátima Cerqueira Alvim - Integrante / Karina Peres Gramacho - Integrante / Marcio Gilberto Cardoso Costa - Integrante / Maria Gabriela Bello Koblitz - Integrante / Ana Camila Oliveira Freitas - Integrante / Thyago H. S. Cardoso - Integrante / Verônica Santana da Silva - Integrante / Milena do Amaral Santos - Integrante / Dayanne Silva Monteiro de Almeida - Integrante / Márcia Christina da Silva Branco - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.
8.   2009-2013. Laboratório de Filmes Finos da UESC
Descrição: Este projeto tem por objetivo a instalação na UESC de um laboratório para a produção de filmes finos, capacitando a Universidade para pesquisas em áreas como a produção de energia em superfícies de dispositivos móveis e alteração de superfícies através da utilização de filmes finos depositados por eletron beam ou sputtering. Para tal faz-se necessário a criação de infra-estrutura básica de técnicas avançadas de deposição de filmes finos no Laboratório de Filmes Finos da UESC, visando oferecer técnicas de processamento de filmes finos condutores e não condutores para alunos, professores e colaboradores do departamento de ciências exatas da UESC. Uma idéia subjacente é a de não realizar a transformação fotoeletrônica através de painéis de silício cristalino, demasiado caros, mas de capacitar um grupo de pesquisadores da UESC no acompanhamento das técnicas de produção de energia por filmes finos. Assim, pretende-se estudar as características elétricas, morfológicas e estruturais de filmes finos de vários compostos. Outra conseqüência prevista é a possibilidade de trabalho com modificação de características químicas, elétricas e mecânicas de superfícies por deposição de camadas finas de metais ou não-metais, bastante utilizada em diversos setores, entre eles o de materiais hospitalares, de máquinas e de microeletrônica. Há grande potencial de incrementar a interação da universidade com empresas do setor de eletroeletrônica, painéis solares, instrumentos médicos e displays.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador / Argemiro Soares da Silva - Integrante / Marcos Massi - Integrante / Márcia Attie - Integrante / Paulo Neilson Marques dos Anjos - Integrante. Financiador(es): Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
9.   2009-2012. Métodos Espectro Nodais Exponenciais Para Problemas de Transporte de Partículas em Geometria X,Y
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Esbel Tomás Valero Orellana - Integrante / Dany S Dominguez - Coordenador / Susana Marrero Iglesias - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Esbel Tomás Valero Orellana.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador / Susana Marrero Iglesias - Integrante / Francisco Bruno Souza Oliveira - Integrante / Esbel T Valero Orellana - Integrante / Hugo Menezes do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
Membro: Dany Sanchez Dominguez.

2008

1.   2008-2010. Inovação e incubação integradas para o desenvolvimento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Gesil Amarante Segundo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
2.   2008-2010. Modelagem Computacional do Aquecimento de Plasmas por ondas de RF
Descrição: Este projeto contempla a continuidade do esforço de atualização do Brasil quanto ao modelamento do processo de aquecimento de plasmas via ondas de RF. Também tem como desdobramento a capacitação na paralelização e a otimização de códigos numéricos para a área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador / A.G. Elfimov - Integrante / Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Daniele Milanesio - Integrante / Leonid Ruchko - Integrante. Financiador(es): Instituto Politecnico di Torino - Cooperação / Rede Nacional de Fusão - Auxílio financeiro / Universidade de Brasília - Cooperação / Universidade Federal Fluminense - Cooperação / Instituto de Física da USP - Cooperação.
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Gesil Amarante Segundo - Coordenador.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
3.   2008-2010. Soluções Eficientes para Reconstrução de Arvores Filogenéticas
Descrição: Este projeto trata sobre a exploração de soluções para reconstrução de árvores filogenéticas de maneira a propor soluções de alto desempenho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.

2007

1.   2007-2010. Identificação de Padrões Morfológicos em grandes escalas Astrofísicas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / André Luis Batista Ribeiro - Coordenador.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
2.   2007-2008. Implantação do Laboratório Computacional de Gestão de Dados Socioeconômicos e Ambientais
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.
3.   2007-2009. Novas Formulações Numéricas para Resolver a Equação de Transporte de Nêutrons
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.
4.   2007-2010. Rede Integrada de Genômicos e Estudos Proteômicos- Rede Proteômica do Estado da Bahia- Fungo Crinipellis perniciosa e sua interação com o T. cacao
Descrição: Estudar o proteoma do fungo basidiomiceto Crinipellis perniciosa. Esse fungo é o causador da doença conhecida como vassoura-de-bruxa do cacaueiro. O proteoma já está sendo analisado em diversas situações de cultivo, bem como sob condições controladas em interação com plantas de cacau. Em suporte a essa proposta, o genoma desse fungo encontra-se em fase final de seqüenciamento pela rede genômica do estado da Bahia, e com isso os dados dessas seqüências serão utilizados nestes estudos. Atualmente, o banco de dados de seqüências de C. perniciosa é o segundo maior banco de dados público de fungos basidiomicetos, e o estudo proteômico embasado neste representará uma excelente oportunidade para busca de novos alvos potenciais visando ao e desenvolvimento de drogas inibidoras desse fitopatógeno. Encontram-se seqüenciadas duas bibliotecas de interação cacau-C. perniciosa onde vários genes já foram identificados e validados como importantes para a resistência e, ou patogenicidade. Existem também 5 bibliotecas de cDNA do fungo crescendo em diversos meios de cultura e condições que possuem genes completos prontos para serem utilizados para expressar proteínas. Em adição as metas originais da proposta anterior, a UFBA, propõe caracterizar a via de biossíntese de ergosterol de Crinipellis perniciosa, utilizando o banco de dados do projeto Genoma Crinipellis perniciosa. Sub-clonar, expressar, purificar e caracterizar estruturalmente as enzimas lanosterol 14alfa-desmetilase, 14?-redutase e 8?, 7? Isomerase, consideradas bons alvos moleculares para o desenvolvimento de novos anti-fúngicos para controle da doença em plantações. Com isso, o principal objetivo dessa proposta é dar continuidade aos experimentos que estão em andamento, ampliando o número de proteínas a serem trabalhadas e adicionar novos grupos recém-instalados na Bahia e que possuem potencial para agregar à rede de proteômica. Espera-se também a implantação de um laboratório na UESC com capacidade de atender a rede... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Integrante / Carlos Priminho Pirovani - Integrante / Julio Cezar de Mattos Cascardo - Coordenador / Juliano Sales Mendes - Integrante / Cristiano Villela Dias - Integrante / Abelmon da Silva Gesteira - Integrante / Fabienne Florence Lucienne Micheli - Integrante / Fátima Cerqueira Alvim - Integrante / Marcio Gilberto Cardoso Costa - Integrante / Gerusa de Oliveira Ceita - Integrante / Michel George Albert Vincentz - Integrante / Cristina Pungartnik - Integrante / Catiane Sacramento Souza - Integrante / Aristóteles Goes Neto - Integrante / Marcelo Castilho - Integrante / Gustavo H M F Souza - Integrante / Eduardo Vita Aragão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Estadual de Santa Cruz - Outra.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.

2006

1.   2006-2009. Aperfeiçãomento do Laboratório de Computação Científica da UESC
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Esbel Tomás Valero Orellana - Integrante / Dany S Dominguez - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Esbel Tomás Valero Orellana.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Dany Sanchez Dominguez - Coordenador.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.
2.   2006-Atual. Modernização e Paralelização de Software Científico e Modelamento de Aquecimento de Plasmas em Tokamaks por Ondas de Radiofreqüência
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Gesil Sampaio Amarante Segundo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 6
Membro: Gesil Sampaio Amarante Segundo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Gesil Amarante Segundo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.

2005

1.   2005-2007. Implementação de uma plataforma paralela para solução de problemas em Bioinformática e desenvolvimento de ferramentas paralelas para inferência de arvores filogenética.
Descrição: Desenvolvimento de ferramentas paralelas para a construção de árvores filogenéticas baseadas no método de máxima verossimilhança. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 7
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
2.   2005-2007. Novas formulações em elemntos finitos continuos / descontinuos para duas equações em derivadas parciais de Segunda ordem e uso da tecnica de decomposição do dominio
Descrição: É bem conhecido que para problemas não elípticos, a solução do Método de Elementos Finitos (MEF) de Galerkin apresenta oscilações espúrias, que não correspondem ao comportamento físico do problema. Aqui pretendemos estudar dois casos particulares desta problemática: a equação da convecção-difução e a equação de Helmholtz. A equação de convecção-difução é o modelo matemático que descreve o transporte de uma grandeza escalar. Em geral, a solução desta equação possui camadas limites, e neste caso, a solução do MEF de Galerkin é instável. Muitas outras formulações têm sido propostas como alternativa a formulação de Galerkin. Desenvolver uma formulação linear estável e precisa para esta equação é um problema que continua em aberto. Os melhores métodos que se têm são não lineares, o que implica num custo computacional, que pode ser determinante quando tratamos com grandes domínios ou domínios com geometrias complexas que precisam de malhas muito finas. Além disto, o fato de serem métodos iterativos dificulta o uso destes métodos para sistema de equações (Navier-Stokes). A equação de Helmholtz é o modelo matemático linear que descreve os harmônicos temporais de ondas acústicas, elásticas e eletromagnéticas. A solução do MEF de Galerkin apresenta o conhecido efeito de poluição do erro. À medida que o comprimento de onda diminui a solução aproximada torna-se mais instável, impedindo obter soluções numéricas para o regime de freqüências médias e altas. Varias formulações têm sido propostos como alternativa à formulação de Galerkin para contornar o efeito da poluição do erro. Todavia, estas alternativas, até hoje, para o caso bidimensional não são formulações livres de poluição. Dependendo da direção de propagação da onda as soluções numéricas apresentam uma dispersão de fase da onda, que pode ser muito significativa na medida em que o comprimento de onda diminui. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dany Sanchez Dominguez - Coordenador.
Membro: Dany Sanchez Dominguez.

2004

1.   2004-2008. Implantação do Núcleo de Biologia Computacional e de Gestão de Informaçãoes Biotecnológicas do Instituto Baiano de Biotecnologia
Descrição: O projeto, que conta com recursos de R$930.000,00 provenientes da FINEP e FAPESB, visa a implantação de um núcleo de biologia computacional e de infraestrutura de hardware e software para gerenciar projetos de pesquisa em biotecnologia. O núcleo dará suporte ao Instituto Baiano de biotecnologia, fundação de recente criação que nucleia às instituições de ensino e pesquisa no Estado com atuação na área de engenharia genética e biotecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Martha Ximena Torres Delgado - Integrante / Diego Gervasio Frías Suárez - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Martha Ximena Torres Delgado.
2.   2004-2007. Rede Nacional de Proteômica: Projeto Proteoma do Crinipellis perniciosa
Descrição: Informamos a definição do Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT) quanto aos Laboratórios participantes da Rede Nacional de Proteoma: Os Laboratórios dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal:o Laboratórios Centrais - laboratórios já capacitados em termos de infra-estrutura, e que desenvolvem projetos na área de proteoma; Os Laboratórios dos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná, Bahia, Pará, Amazonas e Pernambuco e Goiás, de acordo com suas propostas: o Laboratórios Associados - laboratórios que ainda não possuem equipamentos de grande porte, mas que têm interesse em desenvolver pesquisas conjuntas com os laboratórios centrais; o Laboratórios Usuários - laboratórios que podem ser tanto unidades/grupos de pesquisa como empresas, são aqueles que buscam soluções específicas obtidas por meio de técnicas proteômicas.A Rede Nacional de Proteoma será constituída através da associação entre os Laboratórios Centrais e as Redes Estaduais, constituídas pelos Laboratórios Associados e/ou Usuários da Rede Nacional sendo que cada laboratório participante deverá dedicar 20% de suas atividades de pesquisa ao tema central da Rede Nacional. O MCT confirmou a proposta de participação da Bahia na Rede Nacional de Proteoma de acordo com o formulário proposta encaminhado pela SECTI, sendo que os laboratórios da UCSal, UESC e UEFS foram todos inseridos na categoria de laboratórios associados na Rede Nacional de Proteoma. O MCT alocará ainda em 2003, recursos no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). O Estado da Bahia deverá alocar contrapartida no mesmo valor. Para dar início aos trabalhos da Rede Nacional de Proteoma, os laboratórios centrais estão coordenando 12 cursos teórico-práticos de curta duração, no período de agosto de 2003 a fevereiro de 2004.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luciana Rodrigues Camillo - Integrante / Carlos Priminho Pirovani - Integrante / Paulo Sérgio Monzani - Integrante / Julio Cezar de Mattos Cascardo - Coordenador / Abelmon da Silva Gesteira - Integrante / Fabienne Florence Lucienne Micheli - Integrante / Fátima Cerqueira Alvim - Integrante / Marcio Gilberto Cardoso Costa - Integrante / Michel George Albert Vincentz - Integrante / Sandra Assis - Integrante / Gonçalo Amarante Guimarães Pereira - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Luciana Rodrigues Camillo.


(*) Relatório criado com produções desde 2006 até 2016
Data de processamento: 24/02/2016 16:31:33