Em nível local, nosso programa tem sido protagonista de solidariedade oferecida a grupos de pesquisa da própria UESC, na forma de colaboração na criação de novos PPGs. Como exemplos, podemos ilustrar os seguintes casos: a Profa. Fernanda Gaiotto, ao coordenar o Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, com 2 anos de criação e avaliado com nível 4 na CAPES, e o Prof. Leandro Loguercio participando como NP deste PPG; os Profs. Martin Brendel, Fabrício Rios, Carlos Pirovani, Cristina Pungartnik, Andréa Miura, Carla Romano, Sandra Gadelha e Rachel Rezende, ao atuarem na criação e consolidação do PPG em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, fomentando a inclusão de um grupo de docentes do DCB que antes não atuava em pós-graduação; os Prof. Alex-Alan Almeida, Márcio G. C. Costa, Margarete de Souza e Ronan Corrêa, ao atuarem na criação e consolidação do PPG em Produção Vegetal da UESC. Todos esses professores possuem projetos com financiamentos suficientes para acolher alunos dos dois programas em que atuam e apresentam produção científica para atender de forma independente cada um deles. Portanto, demonstram uma sobreposição saudável e imprescindível para a consolidação da pós-graduação na UESC.
Colaborações de pesquisa e intercâmbios de estudantes e experiência (científica e de gestão) do Prof. Ronan X. Corrêa junto à UESB, em parceria com o Prof. Antônio Carlos de Oliveira desta instituição, auxiliou na elaboração do APCN, logrando aprovação pela CAPES e implantação do PPG em Genética, Biodiversidade e Conservação, funcionando desde 2010.
O PPGGBM também vem atuando no sentido de passar sua experiência como Programa do NE a outros PPGs em implantação ou recentemente implantados. Por exemplo, dois docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA (UEFS), desenvolveram Pós-Doutoramento ligados a linha de pesquisa do PPGGBM, na Área de concentração em Genética e Biologia Molecular. Este aperfeiçoamento na formação e produção científica destes docentes promoveu o fortalecimento da área de Ecologia Molecular de insetos naquela instituição. Os referidos docentes fazem parte proposta do novo curso de mestrado na área de Zoologia da UEFS, aprovado em 2007 pela CAPES.