Seleção PNPD Anteriores

2018

 

EDITAL INTERNO Nº 02/2018 - ABERTURA DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO

Mais informações sobre o Edital Atualizado: CLIQUE AQUI

 

INFRMAÇÃO IMPORTANTE:

Por motivo de problemas técnicos, o link que direciona para o Edital não está abrindo.

Para maiores informações gentileza verificar a aba de noticias 

 

EDITAL INTERNO Nº 02/2018 - ABERTURA DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO (3ª CHAMADA).

 

EDITAL INTERNO Nº 02/2018 - ABERTURA DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO -  Edital Atualizado:

 

 

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PREENCHIMENTO DE DUASVAGAS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES - O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, BA), considerando o deliberado na Reunião Extraordinária do Colegiado deste Programa, realizada em 20/08/2018, torna público a abertura das inscrições para admissão de três bolsistas de Pós-Doutorado, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, de acordo com os termos do regulamento do referido Programa, para atuar em projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no PPG-GBM.

 

  1. DOS OBJETIVOS DA BOLSA (de acordo com o regulamento do PNPD)

I – promover a realização de estudos de alto nível;

II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

III – renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

 

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1. A seleção, cujas inscrições estão abertas pelo presente edital, objetiva o preenchimento de duas cotas de bolsa PNPD, para candidato que não tenha sido beneficiário de bolsa de pós-doutorado.

2.2 Os candidatos a ser apresentados por docentes permanentes do programa deverão ter concluído ou ter previsão de conclusão do doutorado com até 48 meses de curso no PPG-GBM/UESC.

 

Quadro 1 – Chamadas com respectivos períodos de inscrição de candidatos, divulgação de resultado de processo seletivo e data de implementação da bolsa.

 

Chamadas

Período de inscrição

Divulgação do resultado

Data de implementação

Chamada 1

03 a 12/09/2018

14/09/2018

01/10/2018

Chamada 2

01/10 a 06/11/2018

Até 14/11/2018

02/01/2019

Chamada 3

01 a 13/02/2019

Até 28/02/2019

01/04/2019

 

2.3. Os interessados deverão entrar em contato com um dos docentes permanentes do programa.

2.4. Cada docente poderá indicar mais de um candidato à bolsa, mas poderá ser beneficiado com no máximo uma bolsa deste edital. 

               

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os prazos para a inscrição são os indicados no quadro 1.

3.2. Para a inscrição, será necessário entregar os seguintes documentos na secretaria do PPG-GBM:

  • Currículo Lattes do candidato.
  • Diploma ou atestado de conclusão do doutorado do candidato ou previsão de defesa para antes da data de implementação.
  • Projeto de pesquisa a ser desenvolvido, acompanhado da comprovação de que existe recurso financeiro disponível para sua execução.
  • Cronograma de execução do projeto.
  • Cronograma financeiro.
  • Carta de indicação do supervisor.
  • Carta de intenções do candidato (Indicando suas potenciais contribuições no Programa, além daquelas previstas no projeto)

 

4. DAS BOLSAS

4.1. As bolsas são referentes ao Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES, e serão pagas pela CAPES.

4.2. O valor da bolsa é de R$ 4.100,00.

4.3. A bolsa terá vigência de um ano.

4.4. Os candidatos selecionados para a bolsa não poderão possuir vínculo empregatício ou ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza, durante o período de vigência desta bolsa.

 

5. DA SELEÇÃO

5.1. A seleção será feita pelo Colegiado do PPG-GBM, com base na avaliação dos Currículos Lattes dos candidatos, conforme Anexo I desse Edital, bem como da disponibilidade de recursos financeiros para a execução do projeto.

5.2. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com menor tempo de integralização do doutorado, persistindo o empate, o de maior idade.

 

6. DA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA E INÍCIO DAS ATIVIDADES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

6.1. As bolsas serão implementadas nos prazos indicados no quadro 1.

6.2. Os candidatos selecionados deverão iniciar as atividades logo após a implementação da bolsa, de acordo com o cronograma de execução do projeto ao qual será vinculado.

6.3. Em caso de vacância de bolsa enquanto não for publicado outro Edital, o candidato em lista de espera com maior pontuação será convocado, independentemente da chamada que participou.             

6.4. A implementação das bolsas previstas no quadro 1 poderá sofrer alteração em razão de eventual mudança na política de bolsas ou no PNPD por parte da CAPES.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A seleção de candidatos para as bolsas mencionadas nesse documento é regida pelo Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES. Esse documento pode ser acessado pelo link:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf.

 

ANEXO I

Os doutorandos que tiver realizado a pré-defesa, preencher os requisitos para defesa antes do prazo de implementação da bolsa e atender ao item 2.2 estarão aptos a concorrer. O candidato que não realizar a defesa até o prazo informado no ato da inscrição será desclassificado a qualquer tempo.

Barema de avaliação do currículo dos candidatos ao Pós-doutorado pelo Programa PNPD: 

Item

Discriminação

Pontuação por unidade

Pontuação validada pelo Colegiado

1

Tempo de integralização do curso**

-

 

2

Projeto + carta de intenções

até 2 pontos

 

3

Co-orientação de aluno de iniciação científica

0,2

 

4

Coorientação de TCC

0,2

 

5

Banca de defesa de TCC

0,1

 

6

Estágio no Exterior (PDSE e outros)

0,2 pontos/mês

 

7

Publicação de artigo em periódico Qualis B5*

0,10

 

8

Publicação de artigo em periódico Qualis B4*

0,25

 

9

Publicação de artigo em periódico Qualis B3*

0,4

 

10

Publicação de artigo em periódico Qualis B2*

0,55

 

11

Publicação de artigo em periódico Qualis B1*

0,7

 

12

Publicação de artigo em periódico Qualis A2*

0,85

 

13

Publicação de artigo em periódico Qualis A1*

1

 

14

Publicação de:

- Artigos de popularização da ciência

- Resumos, pôster e apresentações orais em congressos

0,1

 

15

Patente

0,7

 

16

Capítulo de livro

0,7

 

17

Prêmios acadêmicos, científicos e inovação

1

 

18

Disciplinas ministradas (graduação/pós-graduação)

1

 

19

Palestras ministradas

0,1

 

 

Total de pontos***

 

*Segundo critérios do Qualis da área de Ciências Agrárias I da CAPES. Serão consideradas as produções de 2014 em diante.

 **Pontuação por tempo de integralização do curso: Número de pontos = 48 – tempo de integralização.

***Ao candidato de maior pontuação será atribuída nota 10. Ao candidato com menor pontuação que ainda for considerado apto pela comissão de seleção será atribuída nota 7. As notas dos demais candidatos serão calculadas por interpolação.

 


 

 

2017

 

 

EDITAL INTERNO Nº 01/2017 - ABERTURA DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PREENCHIMENTO DE DUAS VAGAS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES - O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, BA), considerando o deliberado na Reunião Ordinária do Colegiado deste Programa, realizada em 16/08/2017, torna pública a abertura das inscrições para admissão de dois bolsistas de Pós-Doutorado, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, de acordo com os termos do regulamento do referido Programa, para atuar em projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no PPG-GBM.

 

  1. DOS OBJETIVOS DA BOLSA (de acordo com o regulamento do PNPD)

 

I – promover a realização de estudos de alto nível;

II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

III – renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

 

 

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

2.1. A seleção, cujas inscrições estão abertas pelo presente edital, objetiva o preenchimento de duas cotas de bolsa PNPD, para candidato que não tenha sido beneficiário de bolsa de pós-doutorado.

 

2.2. Poderão indicar candidatos os docentes permanentes do PPG-GBM, os integrantes da linha de pesquisa Genética e Melhoramento Vegetal e da linha de pesquisa Genética Molecular e de Microrganismos, listados no quadro abaixo, que apresentarem orientados no programa que concluíram ou tem previsão de conclusão com menos de 48 meses de curso.

 

Quadro 1 – Docentes do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular disponível para supervisão de Bolsista de pós-doutorado, período de inscrição de candidatos e data de implementação da bolsa.

Linha de pesquisa

Docentes

Período de inscrição

Divulgação do resultado

Data de implementação

Genética e Melhoramento Vegetal

Abelmon da S Gesteira

Dominique Garcia

Margarete M de Souza

Ronan Xavier Corrêa

04 a 14/09/2017

15/09/2017

02/10/2017

Genética Molecular e de Microrganismos

Carlos P Pirovani

Fabienne Micheli

Fátima C Alvim

Karina P Gramacho

Leandro L Loguercio

Rachel P Rezende

04 a 20/10/2017

Até 27/10/2017

02/01/2018

 

2.3. Os interessados deverão entrar em contato com um dos docentes listados no quadro 1.

 

2.4. Cada docente poderá indicar um candidato à bolsa.

 

 

3. DAS INSCRIÇÕES

 

3.1. Os prazos para a inscrição são os indicados no quadro 1.

 

3.2. Para a inscrição, será necessário entregar os seguintes documentos na secretaria do PPG-GBM:

 

  • Currículo Lattes do candidato.
  • Diploma ou atestado de conclusão do doutorado do candidato ou previsão de defesa para antes da data de implementação.
  • Projeto de pesquisa a ser desenvolvido, acompanhado da comprovação de que existe recurso financeiro disponível para sua execução.
  • Cronograma de execução do projeto.
  • Cronograma financeiro.

 

4. DAS BOLSAS

 

4.1. As bolsas são referentes ao Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES, e serão pagas pela CAPES.

 

4.2. O valor da bolsa é de R$ 4.100,00.

 

4.3. A bolsa terá vigência de um ano.

 

4.4. Os candidatos selecionados para a bolsa não poderão possuir vínculo empregatício ou ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza, durante o período de vigência desta bolsa.

 

5. DA SELEÇÃO

 

5.1. A seleção será feita pelo Colegiado do PPG-GBM, com base na avaliação dos Currículos Lattes dos candidatos, conforme Anexo I desse Edital, bem como da disponibilidade de recursos financeiros para a execução do projeto.

 

5.2. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com menor tempo de integralização do doutorado, persistindo o empate, o de maior idade.

 

 

6. DA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA E INÍCIO DAS ATIVIDADES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

 

6.1. As bolsas serão implementadas nos prazos indicados no quadro 1.

 

6.2. Os candidatos selecionados deverão iniciar as atividades logo após a implementação da bolsa, de acordo com o cronograma de execução do projeto ao qual será vinculado.

 

 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1. A seleção de candidatos para as bolsas mencionadas nesse documento é regida pelo Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES. Esse documento pode ser acessado pelo link:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf.

 

ANEXO I

Os doutorandos que tiver realizado a pré-defesa e preencher os requisitos para defesa antes do prazo de implementação da bolsa estarão aptos a concorrer. O candidato que não realizar a defesa até o prazo informado no ato da inscrição será desclassificado a qualquer tempo.

Barema de avaliação do currículo dos candidatos ao Pós-doutorado pelo Programa PNPD: 

Item

Discriminação

Pontuação

Pontuação validada pelo Colegiado

1

Tempo de integralização do curso**

-

 

2

Orientação de aluno de iniciação científica

1

 

3

Coorientação de aluno de Mestrado

1

 

4

Orientação de aluno de Mestrado

2

 

5

Coorientação de aluno de doutorado

1

 

6

Orientação de aluno de doutorado

2

 

7

Estágio no Exterior (PDSE)

1

 

8

Publicação de artigo em periódico Qualis B5*

0,10

 

9

Publicação de artigo em periódico Qualis B4*

0,25

 

10

Publicação de artigo em periódico Qualis B3*

0,4

 

11

Publicação de artigo em periódico Qualis B2*

0,55

 

12

Publicação de artigo em periódico Qualis B1*

0,7

 

13

Publicação de artigo em periódico Qualis A2*

0,85

 

14

Publicação de artigo em periódico Qualis A1*

1

 

15

Patente

0,7

 

16

Capítulo de livro

0,7

 

17

Prêmios acadêmicos, científicos e inovação

1

 

18

Disciplinas ministradas (graduação/pós-graduação)

1

 

19

Coordenação de projeto científico

1

 

 

Total de pontos***

 

*Segundo critérios do Qualis da área de Ciências Agrárias I da CAPES. Serão consideradas as produções apenas dos últimos cinco anos.

 **Pontuação por tempo de integralização do curso: Número de pontos = 48 – tempo de integralização.

***Ao candidato de maior pontuação será atribuída nota 10. Ao candidato com menor pontuação que ainda for considerado apto pela comissão de seleção será atribuída nota 7. As notas dos demais candidatos serão calculadas por interpolação.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA