Formação Acadêmica
Ronan Xavier Corrêa bacharel em Agronomia (1992), mestre (1995) e doutor em Genética e melhoramento (1999) pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil. Estudou citogenética do milho na graduação, genética da resistência a doenças da soja no mestrado e do feijão no doutorado. Foi professor visitante na Universidade Estadual de Montes Claros (1999), e pesquisador visitante em melhoramento genômico do melão visando resistência ao CMV, no Centro de Pesquisa em Genômica Agrícola – CRAG/CSIC/IRTA/UAB/UB (Espanha, 2011). Atualmente, é Professor Pleno de genética na Universidade Estadual de Santa Cruz (2000 até o presente). “A construção da vida encontra-se, atualmente, mais em poder dos fatos do que das convicções“ (W. Benjamin).
Ensino e orientação de estudante
Ministra as disciplinas: CIB146 Genética Molecular. CIB081 Mapeamento molecular de genes. CIB026 Genética da resistência de plantas. Até 2019, orientou 12 estudantes de doutorado, 28 de mestrado e 50 de graduação (IC e TCC). Atualmente, orienta 12 doutorandos e dois mestrandos, e supervisiona dois pós-doutorandos.
Pesquisa científica
Desenvolve projetos de pesquisa em genética molecular aplicada ao melhoramento de plantas visando resistência a doenças, bem como à conservação da biodiversidade. Em parcerias científicas com pesquisadores do Brasil, EUA e Espanha, desenvolve pesquisas de melhoramento molecular para resistência a doenças em cacau, manga, maracujá e melão. Também estuda a diversidade genética de pau-brasil e jacarandá-da-bahia visando conservação de espécies ameaçadas de extinção. No caso do cacau, são priorizados os estudos de resistência à podridão parda e murcha-de-ceratocystis em cacau local da Bahia. Até 2019, foram publicados 90 artigos científicos, sendo 47 em revistas brasileiras e 43 em revistas estrangeiras (América do Norte, Europa, Austrália e África).
Extensão
Oferece cursos para agricultores e técnicos na região cacaueira da Bahia: (i) coleta de sementes para melhorar a diversidade de florestas, (ii) seleção de variedades locais de cacau para conservação em fazendas. Publicação capítulo no livro “Nossas árvores”. Palestras diversas em eventos locais e nacionais.
Gestão universitária
Líder estudantil (DA, DCE e APG) e representante estudantil nos órgãos colegiados e comissões da UFV (1987-1998). Diretor do Departamento de Ciências Biológicas da UESC (2003-2007), membro do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, e presidente da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Coordenador do mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular (2008-2010). Assessor de relações internacionais da UESC (2014-2019) e do programa de alianças para capacitação e educação nas Américas no GCUB e Organização dos Estados Americanos OEA (2017-2019).