1. Para participar do processo seletivo, eu preciso ter um orientador?
Sim. Antes de se inscrever no processo seletivo, o candidato ao mestrado e ao doutorado devem entrar em contato com um dos docentes que possuem vagas disponíveis para o processo seletivo em andamento (a lista com os nomes dos docentes com seus respectivos e-mails e áreas de projeto é publicada no edital).
Se o docente aceitar o candidato, além de dar as devidas orientações para a seleção, deve ainda preencher uma carta de referência sobre o mesmo, e entregar na secretaria do Programa.
2. O plano de trabalho deve ser entregue junto com os documentos exigidos para a inscrição no processo seletivo ou pode ser entregue separadamente?
O plano de trabalho é um documento que faz parte do processo seletivo para o mestrado. Portanto, deve ser entregue junto com os demais documentos exigidos para a inscrição.
3. Os documentos do processo seletivo precisam ser encadernados?
Sim. Os documentos precisam ser encadernados na ordem em que são discriminados no edital de seleção, em volume único. Apenas a carta de referência deve ser preenchida pelo orientador e entregue pelo mesmo diretamente na secretaria do Programa.
4. Em que ordem os comprovantes do Currículo Lattes devem ser dispostos?
Os comprovantes do Lattes devem ser dispostos na ordem do barema de avaliação publicado no edital de seleção (anexo IV).
5. A autenticação dos documentos só pode ser feita no fórum?
Não. A autenticação das cópias dos documentos citados acima pode ser realizada no Protocolo da UESC, na instituição pública de origem ou em cartório, mediante apresentação dos documentos originais.
6. Os documentos que comprovam o Currículo Lattes precisam ser autenticados?
7. As provas do processo seletivo podem ser feita em local diferente do local especificado no edital?
Sim. As provas podem ser feitas em qualquer instituição pública, desde que entregue preenchido e assinado, junto com os demais documentos exigidos para a inscrição, o Termo de compromisso (anexo I do edital) de um professor ou pesquisador da instituição pública se comprometendo em aplicar a prova encaminhada pela comissão de seleção na data e horário previstos no edital e encaminhá-la à comissão de seleção.