O PPG EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR TEM NOVA COORDENAÇÃO ELEITA PARA O BIÊNIO 2020-2022

A Professora Janisete Gomes da Silva Miller, do Departamento de Ciências Biológicas, foi eleita coordenadora do PPGGBM da UESC, tendo como vice-coordenador o Prof. Ronan Xavier Corrêa. A eleição ocorreu no dia 08 de abril de 2020 e o mandato inicia-se no próximo dia 23/05/2020 para dois anos de gestão.

Ao anunciar a candidatura, a nova coordenadora destacou que se propõe a uma gestão transparente e zelosa com a gestão das bolsas e demais recursos aplicados aos cursos de mestrado e doutorado desse programa. Uma atenção especial será dada à internacionalização desse programa, que nos últimos anos conseguiu ampliar seu número de bolsas de doutorado junto à FAPESB com base no envio de estudantes para doutorado sanduíche no exterior.

A Profa. Janisete mencionou que está consciente dos desafios inerentes a dar continuidade à gestão do programa nesse contexto de pós pandemia e de anúncio de novos critérios de avaliação dos programas pela CAPES. “Pretendemos valorizar os docentes e discentes, dando mais divulgação à sua produção científica e destino dos egressos, aproveitando a experiência do vice-coordenador, Prof. Ronan, nas suas jornadas administrativas anteriores”, completou. As múltiplas experiências anteriores, em especial o excelente exemplo do Professor Carlos Priminho que fez uma gestão mediada pelo diálogo, serão referências para a nova gestão.

A diretora do DCB, Profa. Fernanda Amato Gaiotto destacou que esse colegiado tradicionalmente é marcado pelo diálogo e reflexão, desenvolvendo um elevado grau de confiança entre seus membros. O presidente da Comissão eleitoral, Professor Leandro Lopes Loguercio, destacou que se avizinha o momento de comemoração dos 18 anos de início da primeira turma de estudantes que ingressaram nesse programa, um período marcado pela agilidade marcante em todas as dimensões desse programa, o que é um grande motivo de comemoração de maturidade.

Por sua vez, ao encerrar a reunião do Colegiado, o atual coordenador, Prof. Priminho, mencionou que se aprimorou profissionalmente no exercício da gestão desse curso e que todas as ações realizadas até o momento foram corretas e boas para o programa, no tempo em que ocorreram. E que, o futuro irá requerer nova visão que certamente virá com a nova coordenação, devendo o novo colegiado estar atento para apoiar as novas iniciativas.

Janisete Gomes da Silva Miller possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia/ Genética) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia/ Genética) pela Universidade de São Paulo /Pennsylvania State University (1996). Realizou pós-doutorado pela Pennsylvania State University (EUA) de 1997 a 2000 como bolsista do California Department of Agriculture. Ingressou no Departamento de Ciências Biológicas da UESC em 2001 e atualmente é Professor Titular-Pleno. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UESC (2002-2006) e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (2016-2018 e 2018-2020). Foi membro da Câmara de Avaliação e Assessoramento em Ciências Biológicas e Meio Ambiente da FAPESB (2007-2010). Orienta alunos de mestrado e doutorado no PPGGBM e no PPG Zoologia da UESC, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (AM), na Universidade Federal do Amapá (AP) e na Universidade Federal da Grande Dourados (MS). Tem experiência na área de Ecologia, Genética Molecular e Evolução de insetos, atuando principalmente em estudos sobre espécies de moscas-das-frutas de importância econômica e colaboração com pesquisadores de diversas instituições no Brasil e no exterior. Tem coordenado projetos com financiamento nacional (CNPq, FAPESB, EMBRAPA) e internacional (IAEA - FAO/ONU). É membro do Comitê Técnico Internacional do Tephritid Workers of the Western Hemisphere (TWWH).

 

Ronan Xavier Corrêa é Engenheiro Agrônomo (1992), mestre (1995) e doutor em Genética e Melhoramento (1999) pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. Foi Professor Visitante da Universidade Estadual de Montes Claros (1999), e Pesquisador Visitante Pós-doutorado (2012) no Centro de Pesquisa em Genômica Agrícola, Barcelona, Espanha. É Professor de Genética Molecular e Genética da Resistência de Plantas a Doenças na Universidade Estadual de Santa Cruz (2000 a atualmente). Desenvolve pesquisa sobre mapeamento genético aplicados ao melhoramento de plantas; genética da resistência de plantas a doenças; genética da conservação com ênfase em pau-brasil. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e Produção Vegetal da UESC. Foi membro dos conselhos superiores e colegiados de curso, vice coordenador desses dois Programas, Diretor do Departamento de Ciências Biológicas, Coordenador do PPGGBM (2008 a 2010), vice coordenador do PGPV, Assessor de Relações Internacionais da UESC (2014 a 2019), Membro da comissão assessora do GCUB e Organização dos Estados Americanos (2017 a 2019); coordenador de projetos e convênios internacionais e nacionais; avaliador de cursos no Conselho Estadual de Educação da Bahia. Atuou como revisor de artigos científicos para periódicos, organizador de eventos científicos e acadêmicos, oferta de cursos para agricultores; presidente regional da Bahia e membro do conselho executivo da sociedade brasileira de genética (2012/2014).

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA