Participação de Patrícia Lorena Gonzalez Grande em Cusco (Peru)

A doutoranda Patrícia Lorena Gonzalez Grande participou, no período de 14 a 25 de setembro de 2019, em Cusco (Peru), da Academia Latino-americana de Resiliência dos Sistemas Alimentarias (ALLSA, 2019), uma atividade apoiada pela Global Diversity Foundation (GDF), Associação ANDES, Parque da Papa, Slow Food Peru e o grupo PROPAR da Universidad Agraria La Molina de Peru.

 

Depoimento da doutoranda:

Além de nos posicionar na situação atual da agroecologia e os sistemas alimentares, na academia se trataram temas de igualdade de gênero, liderança, empreendedorismo, governança e resgate dos conhecimentos ancestrais. Também foi feito  um vínculo muito especial com o pessoal da Associação Andes, o Parque da Papa (batata) e as comunidades Quechuas que moram lá e mantém sistemas agroecológicos tradicionais com melhoramento vegetal clássico.

Em síntese, se poderia descrever a Academia Latino-americana de Resiliência dos Sistemas Alimentarias (ALLSA, 2019) como uma experiência de vida única que envolveu um aprendizado profissional muito vasto nas áreas da agroecologia, sistemas agroalimentares, cultivos tradicionais, melhoramento genético baseado em conhecimentos ancestrais, preservação e promoção da diversidade biocultural, igualdade de gênero, liderança e governança. Trouxe grande contribuição  também no âmbito pessoal ao fazer-nos questionar qual é a função que cada um de nós, como jovens latino-americanos, precisamos desenvolver numa realidade complexa que precisa ser revisada e reconstruída por nós mesmos.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA