PPG-GBM divulga informações para a matrícula 2018.1

 

 

O Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular torna público que as O Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular torna público que as matrículas para o semestre 2018.1 serão realizadas no período de 5 a 9 de março de 2018 para os novos alunos, e no período de 28 de fevereiro a 02 de março de 2018 para os alunos veteranos.

 

As informações necessárias para a matrícula são descritas a seguir:

 

 

MATRÍCULA DOS VETERANOS (renovação de matrícula) - 28 de fevereiro a 02 de março de 2018

 

  1. O formulário para a renovação de matrícula está disponível na seção de "Formulários" de nossa página, e pode ser acessada através do link: Autorização de matrícula aluno regular – 2018/1.
  2. Os módulos com as disciplinas ofertadas para o semestre estão disponíveis na seção "Disciplinas", item "Módulos", e podem ser acessados através do link: Módulos I e II - 1º Semestre - com alterações realizadas em 08/03/2018.
  3. O estudante deve escolher todas as disciplinas que irá cursar no semestre, independente de qual módulo esteja. E deve ficar atento aos horários, para não ocorrer choque com disciplinas em mesmo horário.
  4. É preciso atentar-se para as disciplinas e atividades obrigatórias:
  • Os estudantes de doutorado da turma 2017.1, que irão realizar o seminário de qualificação em julho, devem se matricular nesta disciplina;
  • Os estudantes que forem realizar o seminário de Pré-defesa de tese no semestre 2018/1 devem se matricular nesta disciplina. Caso ocorra algum imprevisto e não possa realizar o seminário neste semestre, o aluno deve solicitar o cancelamento da disciplina antes de terminar o semestre, além de solicitar a prorrogação ao colegiado (se for ultrapassar 42 meses de curso).
  • Os estudantes que forem realizar o estágio de docência no semestre 2018/1 devem solicitar matrícula nesta disciplina
  • Cada estudante deverá escolher a Pesquisa Orientada que corresponde ao seu semestre no curso (I, II, III ou V).

  

 

MATRÍCULA DOS NOVOS ALUNOS - 5 a 9 de março de 2018

 

 

Para realizar a primeira matrícula, o estudante deve providenciar os seguintes documentos:

 

  • Cópia do Diploma (caso tenha apresentado certificado ou atestado de conclusão do curso). Se ainda não possuir o diploma, o estudante deve entregar um comprovante de conclusão do curso anterior no ato da matrícula e apresentar o diploma em até 18 meses de curso.
  • Ficha de matrícula aluno regular (para novos alunos) – assinada somente pelo aluno, contém a identificação do estudante, sua situação sócio econômica, formação acadêmica e termo de compromisso.
  • Autorização de matrícula aluno regular – 2018/1 – assinado pelo aluno e pelo orientador, contém as disciplinas e atividades que o discente irá cursar no semestre, incluindo os dois módulos.
  • Plano de estudos 2018 – assinado pelo aluno e pelo orientador. Leia atentamente as instruções para preenchimento, no lado direito dos módulos, no quadrado destacado em amarelo (no arquivo do formulário). Esse documento deve ser entregue até 15 dias após a matrícula.

 

 

Atenção:

 

  1. Os módulos com as disciplinas ofertadas para o semestre está disponível na seção "Disciplinas", item "Módulos", e podem ser acessados através do link: Módulos I e II - 1º Semestre - com alterações realizadas em 08/03/2018.
  2. O estudante deve escolher todas as disciplinas que irão cursar no semestre, independente de qual módulo esteja. E deve ficar atento aos horários, para não ocorrer choque com disciplinas em mesmo horário.
  3. É preciso atentar-se para as disciplinas e atividades obrigatórias:
  • Pesquisa orientada I – Para todos os ingressantes em 2018/1;
  • As disciplinas T.E. em GBM IV: Genética Geral é obrigatória para todos os discentes que ingressarão em 2018/1;
  • Leitura e interpretação de textos científicos em inglês, apenas para os estudantes que obtiveram nota inferior a 7,0 na prova de inglês do processo seletivo.

 

Obs.: Todos esses formulários estão disponíveis na seção "Formulários", mas todos os links desta página são acessáveis.

 

 

APENAS PARA ALUNOS ESTRANGEIROS:

 

Além de observar as informações e preencher os documentos para a matrícula de novos alunos (citadas acima), os candidatos estrangeiros devem trazer os seguintes documentos:

 

a) Cópia do diploma de graduação (para estudantes de mestrado) - O diploma deve conter o selo de autenticidade de acordo com a Convenção Apostila de Haia ou Visto Consular.

 

b) Cópia de diploma de graduação e de mestrado (para estudantes de doutorado) - O diploma deve conter o selo de autenticidade de acordo com a Convenção Apostila de Haia ou Visto Consular.

 

c) Cópia do Histórico acadêmico (ou Certificado de Títulos)

 

d) Cópia da página informativa do passaporte, contendo visto

 

e) Cópia do RNE (Registro Nacional De Estrangeiro).

Assim que chegar a Ilhéus, o estudante deve pagar a GRU, anteriormente impressa, no Banco do Brasil e comparecer à sede da polícia federal de ilhéus. O número de protocolo (=registro provisório) fornecido pela polícia federal de Ilhéus será usado no ato da sua matrícula na UESC e na abertura da conta bancária.

 

f) Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Na agência dos correios de Ilhéus localizada na Rua Marques de Paranaguá N° 200, Centro da cidade, solicite o CPF (= um tipo de identificação fiscal, necessária para abrir conta bancária, realizar compras etc no Brasil). Isso pode ser obtido também no Consulado brasileiro ai no seu país de origem.

 

g) 1 foto 3X4, a ser entregue na secretaria do Programa em que irá se matricular.

 

h) Cópia da certidão de nascimento, ou documento de identificação em que contenha os nomes de seus pais, a ser entregue na secretaria do Programa em que irá se matricular.

 

i) Proficiência em língua portuguesa e inglesa. O estudante que não tiver esses comprovantes poderá realizar um curso de português para estrangeiro e um de inglês, observadas as especificidades de cada programa de pós-graduação, e comprovar a proficiência em até 12 meses após ingressar na pós-graduação na UESC (Art. 44 Resolução CONSU 06/2013). Há diferentes formas de comprovar a proficiência: aprovação no teste CELPE-BRAS, para português; aprovação nos testes TOEFL e IELTS ou aprovação em disciplinas de inglês do respectivo programa de pós-graduação,para inglês; prova específica de cada programa de pós-graduação, teste de proficiência aplicado pela ARINT/UESC ou pelo Departamento de Letras e Artes da UESC, para ambas as línguas; etc. Certifique-se na secretaria do seu curso qual será a forma adotada no seu curso. 

 

j) Formulários de matrícula. Obtidos na página da internet do Programa em que irá se matricular (a secretária do curso também poderá lhe enviar esses formulários por e-mail, para que você preencha e entregue no dia da matrícula). Atende-se para indicar o e-mail correto no formulário de matrícula que será usado pela Secretaria Geral da UESC  para contato com o estudante.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA