Doutorando do PG-GBM é premiado no “XVIII Encontro do Talento Estudantil” da EMBRAPA

 

Lucas Ferraz dos Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC (PGGBM), foi premiado no “XVIII Encontro de Talento Estudantil”, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen, Brasilia-DF) que aconteceu durante os dias 04 a 05 de dezembro de 2013. Ele logrou o primeiro lugar na categoria Pós-graduando / Recursos Genéticos Vegetetais.

 

Com o trabalho intitulado “Transferability of EST-SSR markers of cupuassu (Theobroma grandiflorum) to cocoa (Theobroma cacao)”, Lucas Ferraz foi selecionado pelo Comitê Científico do encontro, dentre os 110 participantes incritos, principalmente alunos desenvolvendo as suas atividades de pesquisa nos laboratórios da Embrapa. O trabalho foi apresentado na forma de Poster, e após a seleção foi apresentado oralmente na cerimônia de encerramento do evento na Embrapa Cenargen.

 

O doutorando Lucas participa de um estudo ambicioso do cupuaçuzeiro no quadro do projeto CAPES-EMBRAPA « Theobroma » coordenado pela Dra. Fabienne Micheli (UESC/Cirad). O projeto que visa o estreitamento de interações científicas entre centros da Embrapa e cursos de Pos-Graduação, conta com a participação da Embrapa Cenargen, Embrapa CPATU, UESC, Cirad (França), Ceplac e Instituto Florestal, bem como de 2 cursos de Pos-Graduação (PGGBM da UESC e Pós-graduação em Agronomia da Faculdade de Engenharia/UNESP). O projeto permite o financiamento de 4 alunos de mestrado, 3 alunos de doutorado (entre os quais está o Lucas) e 2 pós-doutorandos, cujas atividades são relacionadas com o estudo da interação do genero Theobroma (cupuaçu e cacau) com o fungo fitopatogenico Moniliophthora perniciosa. Para isso, são usadas abordagens de genética, melhoramento, biologia molecular, estudos funcionais, e estudos de diversidade das plantas e do fungo. Sob a supervisão da Dra. Lucilia Marcellino (Cenargen), o Lucas desenvolveu marcardores moleculares SSRs a partir de sequências expressas (sequenciamento 454) de cupuaçuzeiro e mostrou que estes marcadores, além de poder separar genótipos de cupuaçuzeiro, podem ser utilizados em genótipos de cacaueiro.

 

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Consórcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA), fruto da parceria entre a Embrapa e a Fundação Agropolis International (Montpellier, França; www.agropolis.fr). O CIBA tem como objetivo promover e consolidar colaborações científicas entre a Embrapa, universidades (e.g. UESC), órgãos federais e estatais de pesquisa brasileira e instituições francesas de pesquisa que fazem parte do Agropolis (e.g. Cirad) por meio de competências, ferramentas e conhecimentos comuns aplicados à problemáticas da agricultura tropical, subtropical e mediterrânea.

 

Portanto, o premio recebido por Lucas Ferraz dos Santos corresponde a um bom exemplo de sucesso de colaboração e de valorização de trabalho científico via CIBA e programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC.

 

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA