PG-GBM forma o 31º doutor

No dia 21 de novembro de 2013, Luciana Rodrigues Camillo defendeu a sua tese de doutorado, sob a avaliação da banca composta pelos Professores Carlos Priminho Pirovani (Orientador, UESC), Antônio Vargas Oliveira Figueira (Diretor do CENA/USP, Membro externo) e os professore Virgínia Lúcia Fontes Soares, Marcio Gilberto Cardoso Costa e Ana Cristina Caribé dos Santos (Membros internos).

 

Em seu trabalho, Luciana caracterizou o perfil proteico do fungo M. perniciosa, causador da vassoura-de-bruxa do cacaueiro, em resposta ao fluido apoplástico de variedades suscetível e resistente do cacau. Proteínas relacionadas a eventos patogênicos do fungo e de resposta a estresse oxidativo foram identificadas. Também foi realizada a caracterização bioquímica de uma ascorbato peroxidase de cacau envolvida na interação do patossistema T. cacao - M. perniciosa, o que culminou na publicação de um artigo na revista Plant Physiology and Biochemistry, com acesso aberto ao público.

 

Para conferir o artigo, acesse http://dx.doi.org/10.1016/j.plaphy.2013.10.009. Após o seu doutoramento, a Luciana integrou a equipe de pós-doutores, com a função de empregar os seus conhecimentos na área de bioquímica e proteômica para a caracterização e seleção de porta-enxertos de citros resistentes a estresses bióticos e abióticos. Este projeto está no âmbito do convênio CAPES/EMBRAPA UESC, sob a liderança dos professores Abelmon Gesteira (EMBRAPA), Carlos Priminho e Marcio Gilberto.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA