O PPGGBM realizou o seu VIII Workshop de Avaliação e Planejamento

 

No dia 12 de dezembro, os professores e discentes da UESC realizaram um dia de avaliação e debates sobre a evolução do programa na formação de profissionais qualificados para atuar na área de Genética e Biologia Molecular, com maior atenção aos indicadores do programa junto à CAPES durante o quadriênio 2013-2016. O evento culminou em um planejamento com o levantamento de metas e ações para o quadriênio 2017-2020, com a contribuição de docentes e discentes. O Prof. Dr. Fábio Olivares, Pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense e consultor da CAPES, participou do evento como convidado externo, ministrando a palestra intitulada ‘Status atual e tendências para avaliação nas Ciências Agrárias I, onde destacou que maior atenção será dada à qualidade dos profissionais mestres e doutores formados.

 

No início do evento, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, Prof. Dr. George Rego Albuquerque, apresentou um panorama da Pós-Graduação na UESC, mostrando o crescimento do número de cursos Stricto Sensu oferecidos e a melhoria da qualidade dProf. George Albuquerque, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC, ministrando a palestra de abertura do evento.os programas. Um histórico do programa com o comparativo dos indicadores de discentes e orientações no quadriênio, bem como uma análise do tempo médio de titulação dos mestres e doutores no quadriênio e políticas para reduzi-lo sem comprometer a produção científica foram apresentados pelo Prof. Dr. Carlos Priminho Pirovani, atual coordenador do Programa. Uma análise da produção intelectual dos docentes e discentes no quadriênio foi apresentada pela Dra Fabienne Micheli (Cirad/UESC), presidente da comissão de avaliação da produção docente do programa. A doutoranda Ákyla Maria Martins Alves, representando os discentes de mestrado e doutorado, apresentou uma avaliação do Programa destacando os pontos de excelência e os pontos que necessitam de solução e avanços. A Profa. Dra. Janisete Gomes da Silva Miller, atual vice-coordenadora do Programa,  apresentou as ações de Internacionalização realizadas no programa durante o quadriênio, considerando as formas de manter estas ações e abrir novas fronteiras, no sentido de tornar o curso mais globalizado e integrado com os grandes centros de pesquisa e pós-graduação internacionais.

Prof. Dr. Fábio Olivares, Pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense e consultor da CAPES, ministrando a palestra

Na sequência, as políticas de ingresso de estudantes estrangeiros no PPGGBM foram apresentadas pelo prof. Dr. Ronan Xavier Corrêa, membro do Núcleo de Docentes Permanentes do Programa e Assessor de Relações Internacionais da UESC. A infraestrutura de pesquisa com as atualizações e perspectivas de melhorias foram apresentadas pelo Prof. Dr. Marco Antônio Costa, membro do Núcleo de Docentes Permanentes do Programa. Uma análise do destino dos egressos do programa foi preparada pela profa. Dra. Virgínia Lúcia Fontes Soares, nova integrante do Núcleo de Docentes Colaboradores do Programa para o próximo quadriênio. No final da tarde, foram discutidos pontos positivos e negativos para alcançar o conceito 6 na avaliação da Área de Ciências Agrárias I da CAPES e estabelecido um quadro de metas e ações para o quadriênio 2017-2020.

Docentes e discentes do PPG em Genética e Biologia Molecular da UESC, participando do Workshop.

 

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA