PPGGBM recebe Dr Gilles Chaix (Cirad), especialista em espectroscopia no infravermelho próximo (NIR)

No dia 05 de novembro de 2015, o PPGGBM teve o prazer em receber o Dr. Gilles Chaix, pesquisador do Centre de Cooperation International en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad, França) e especialista em anatomia e química da madeira (principalmente de eucalipto) e em espectroscopia no infravermelho próximo (NIR). O Dr. Gilles Chaix apresentou uma palestra intitulada « Espectroscopia no infravermelho próximo (NIR): principio geral e aplicações para o setor florestal e agricola » que foi muito bem recebida pelos docentes e discentes do PPGGBM, já que o Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) da UESC possui um equipamento parecido (espectroscopo FTIR lotado no Laboratorio de Biologia de Fungos), podendo ser utilizado para várias das aplicações apresentadas pelo Dr. Gilles Chaix.

 

Estava também presente a Dra. Benedicte Favreau (Cirad, França), especialista em metabolomica aplicada a árvores submetidos a estresses abióticos. Ambos pesquisadores aproveitaram para conhecer as instituições parceiras do Cirad – a UESC e a Ceplac, e discutiram a possibilidade de desenvolvimento de projetos e/ou formações conjuntas em relação com as culturas regionais e/ou estudadas pelos parceiros (por exemplo, cacau, citros). A vinda dos dois pesquisadores faz parte das ações apoiadas pelo Consorcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA) coordenado por Dra. Fabienne Micheli e o Dr. Dominique Garcia, ambos membros do núcleo permanente do PPGGBM da UESC.

Foto de cima, de esquerda para direita: Dr. Gilles Chaix (Cirad) e Dra. Benedicte Favreau (Cirad). Foto de baixo, de esquerda para direita: Dra. Fabienne Micheli (Cirad), Dr. Didier Clement (Cirad), Dra. Karina Peres Gramacho (Ceplac), Dr. Gilles Chaix (Cirad), Dra. Benedicte Favreau (Cirad).

 

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA