Ações do CIBA reforçam parceria internacional entre a UESC, a Embrapa e o Cirad no estudo de citros

 

O Dr. Raphael Morillon, pesquisador do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) efetuou uma missão financiada pelo Consorcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA, coord. Fabienne Micheli e Dominique Garcia, membros no núcleo permanente do PPGGBM da UESC), na UESC e na Embrapa CNPMF (Cruz das Almas-BA) no periodo de 01 a 07/10/2015.

 

Na UESC, o Dr. Raphael Morillon finalizou a redação de artigos científicos oriundos das orientações/coorientações de três estudantes de doutorado do PPGGBM, Tahise Magalhães de Oliveira, Dayse Drielly Souza Santana Vieira e Joadson Dutra de Souza. Esses estudantes tinham efetuado um estágio sanduíche na Europa, em instituições da França (Cirad), da Espanha (IVIA) e/ou da Italia (CNR), com o tema de estudo da resposa de citros ao deficit hídrico.

 

Na Embrapa, o Dr. Raphael Morillon encontrou com o Dr. Abelmon da Silva Gesteira (membro do PPGGBM da UESC) e o Dr. Mauricio Coelho Filho, e juntos elaboraram novos experimentos e projetos envolvendo a interação porta-enxerto/copa de plantas de  citrus com diferentes graus de poliploidia (diploides/tetraploides), e análises fisiológicas clássicas, de qualidade, de produção e de impacto do deficit hídrico nessas plantas. Essa missão reforça a parceiria entre a UESC, a Embrapa e o Cirad no estudo de várias características de interesse para melhoria da produção de citros em região tropical, bem como participa das ações de internacionalização do PPGGBM.

Foto, da esquerda para direita : Dr. Mauricio Coelho Filho (Embrapa CNPMF), Dr. Raphael Morillon (Cirad) no campo experimental de citros da Embrapa.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA