Docentes do PPGGBM coordenam o Consorcio Internacional em Biologia Avançada no Cirad

O Consórcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA) é baseado em um convênio, assinado em 2008, entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Fundação Agropolis International (Montpellier, França) – a qual inclui o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad). O CIBA tem como missão favorecer interações científicas entre instituições de pesquisa brasileiras e francesas dentro de um contexto internacional onde o Brasil está cada vez mais envolvido com diferentes fóruns europeus de pesquisa para o melhoramento das produções agrícolas.

 

O melhoramento de plantas – incluindo as mais recentes técnicas de genética e de biologia molecular, junto com a genética clássica e os experimentos de campo – foi considerado como uma base sólida para estabelecer uma colaboração durável entre os atores do CIBA. O objetivo geral do CIBA é de consolidar a colaboração científica entre a EMBRAPA e a Fundação Agropolis (e as instituições nelas associadas, como a UESC, a Ceplac, o IAC, entre outras) através de competências, ferramentas e conhecimentos comuns. Internamente no Cirad, as ações do CIBA são coordenadas por dois pesquisadores lotados, um na França, o outro no Brasil, a fim de equilibrar e organizar as ações científicas entre os dois países.

 

Assim, a partir do 01/01/2015, a Dra. Fabienne Micheli (Cirad, lotada na UESC) e o Dr. Dominique Garcia (Cirad, baseado em Montpellier) – ambos membros do núcleo permanente dos docentes do PPGGBM –  foram nomeados pela Direção Científica do Cirad, coordenadores do CIBA (Animatrice e Correspondant, respectivamente). O mandato dos coordenadores é de 2 anos. O envolvimento de dois dos membros do corpo docente do PPGGBM nas decisões e gestão do CIBA participa das ações de internacionalização deste programa de pós-graduação.

A Dra. Fabienne Micheli (Cirad/UESC) e o Dr. Dominique Garcia (Cirad), ambos  membros do núcleo permanente dos docentes do PPGGBM da UESC, foram nomeados, por dois anos, coordenadores do CIBA internamente no Cirad.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA