Doutoranda do Programa de Genética da UESC na universidade de Kentucky nos Estados Unidos.

 

No início do mês de novembro a bióloga, mestre em genética e biologia molecular e atual doutoranda do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC (PPGGBM/UESC), Laís Freire Santos, iniciou um estágio de três meses no Kentucky Tobacco Research and Development Center, University of Kentucky, sob a supervisão do Dr. Dr. George Wagner (Department of Plant and Soil Sciences), com o suporte direto da Dra. Antoaneta Kroumova (Pesquisadora do Laboratório).

 

A estudante desenvolve o projeto de tese intitulado “Caracterização funcional da filoplanina de Theobroma cacao L”, junto ao PPGGBM/UESC, sob a orientação dos professores Carlos P Pirovani e Marcio G C Costa. O grupo liderado pelo Dr. George foi o primeiro a identificar proteínas de defesa secretadas para a superfície foliar de plantas e lidera as pesquisas envolvendo a caracterização de genes e proteínas relacionados com a defesa no filoplano foliar. Esta colaboração, além de culminar na capacitação e treinamento da doutoranda, visa a identificação e caracterização de novos mecanismos de defesa de plantas de cacau contra patógenos.

 

Pesquisadores no interior do Kentucky Tobacco Research and Development Center, University of Kentucky, USA. Da esquerda para a direita: Dr. George Wagner, Department of Plant and Soil Sciences e responsável pelo laboratório; Victor Korenkou, Pesquisador técnico; Dra. Antoaneta Kroumova, Pesquisadora vinculada ao laboratório e; Laís F Santos, doutoranda do PPGGBM/UESC.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA