A UESC recebe a Dra Biancaelena Maserti (CNR/IPP) para desenvolver atividades do projeto CNPq/PVE

 

A Dra. Biancaelena Maserti, pesquisadora do Instituto de Proteção de Plantas (IPP) do Centro Nacional de Pesquisa (CNR) da Iltália, participa, como Pesquisador Visitante Especial (PVE), do projeto «OMICs» financiado pelo CNPq e coordenado pela Dra. Fabienne Micheli (Cirad/UESC). Nessa condição de PVE, a Dra. Biancaelena Maserti participa das atividades de pesquisa em proteomica desenvolvidas na UESC sobre estudos de patosistemas citros-fungos.

 

A Dra. Biancaelena Maserti fez uma estadia de 25 dias no Centro de Biotecnologia e Genética da UESC (período de 02 a 26 de outubro de 2014), onde ofereceu, no quadro do PPGGBM, um curso de uma semana intitulado «Molecular Biology and Physiology: towards analysing redox modifications and biogenic volatile organic compounds (BVOC) in plants». Ela também auxiliou no desenvolvimento de um novo protocolo de proteomica red-ox a partir de amostras de citros com a participação do Dr. Carlos Priminho Pirovani (coordenador do laboratório de proteômica do CBG), da Dra. Tahise Magalhães de Oliveira (pós-doc CNPq) e da doutoranda Milena Santos Dória (PPGGBM) – vide foto. Em seguida, a Dra. Biancaelena Maserti foi convidada para participar, junto com vários professores da UESC, da reunião técnica citros da Embrapa CNPMF (Cruz das Almas-BA), onde ela apresentou um seminário sobre os diferentes trabalhos e publicações obtidos em colaboração com o Cirad.

 

A vinda da Dra. Biancaelena Maserti para a UESC participa do fortalecimento das ações de colaboração internacional desta Instituição, bem como da colaboração tripartite UESC/Cirad/CNR. É importante ressaltar que a Dra. Fabienne Micheli e o Dr. Carlos Priminho Pirovani são ambos membros do Núcleo Permanente dos docentes do PPGGBM e que a Dra. Biancaelena Maserti atua como coorientadora da tese de doutorado da discente Milena Santos Dória. Duas outras estadias na UESC da Dra. Biancaelena Maserti estão previstas para 2015 e 2016.

 

Da esquerda para direita: Dra. Tahise Magalhães de Oliveira (pós-doc CNPq), Dra. Fabienne Micheli (pesquisadora Cirad/UESC, coordenadora do projeto PVE), Dra. Biancaelena Maserti (CNR/IPP), Milena Santos Dória (doutoranda PPGGBM), Dr. Carlos Priminho Pirovani (UESC, coordenador do laboratório de proteômica do CBG).

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA