Normas dos Seminários para Mestrandos

 

Caberá ao aluno de MS apresentar 2 seminários no decorrer do curso de pós graduação, um de tema livre e outro de qualificação. No seminário de tema livre, o estudante, em comum acordo com seu orientador, deverá abordar um tema atual que considere de impacto para os trabalhos na área de genética e biologia molecular. Esse tema pode ou não ter relação direta com a pesquisa em desenvolvimento pelo estudante. O seminário de Qualificação, apresentado pelo aluno até 60 dias antes da defesa da dissertação, deverá possuir o mesmo título da dissertação e deve abordar os resultados da pesquisa obtidos pelo aluno.

 

O aluno será avaliado por uma banca composta pelo professor da disciplina, orientador da dissertação e um membro externo. Os membros da banca avaliam a apresentação oral e o material escrito referente ao seminário (resumo, quando seminário de tema livre, ou revisão bibliográfica, quando seminário de qualificação). Cabe ressaltar que o material escrito deve ser enviado via e-mail para a secretaria da pós graduação em genética e biologia molecular até o limite de 07 dias antes da data da apresentação para o seminário de tema livre e de 15 dias para o seminário de qualificação.

 

O resumo do seminário de tema livre deverá refletir o que será abordado oralmente. O mesmo deve ter no máximo uma página e meia, seguido pelas principais referências bibliográficas utilizadas pelo aluno (Modelo Anexo I) até completar, no máximo 2 páginas entre o resumo e a bibliografia. Nesse resumo deverão ser abordados os seguintes tópicos:

 

  1. Título;
  2. Nome do aluno e do orientador;
  3. Introdução, revisão de literatura atualizada, objetivo, resultados e conclusões (dispostos em um único parágrafo);
  4. Palavras-chave
  5. Referências bibliográficas, seguindo as regras da ABNT

 

Em se tratando do seminário de qualificação de mestrado, o aluno deverá encaminhar: (i) o resumo da dissertação seguido da (ii) revisão bibliográfica atualizada sobre o tema (seguindo a formatação da dissertação de acordo com as normas do PPGGBM). O texto (i) deve abordar os seguintes tópicos:

 

  1. Título (o mesmo da dissertação);
  2. Nome do aluno, orientador e co-orientador;
  3. Resumo da dissertação (Composto pela introdução, contextualização da pesquisa, objetivos, material e métodos, resultados e conclusão. Todos em um único parágrafo),
  4. Palavras-chave;
  5. Agencias de Fomento;

 

O texto (ii) deve abordar:

 

  1. Capa e contra-capa da dissertação seguindo as normas do PPGGBM, incluindo título da dissertação, nome do candidato e do orientador;
  2. Revisão de Literatura atualizada;
  3. Objetivos da Dissertação
  4. Referencial bibliográfico seguindo as regras da ABNT

 

 

Apresentação Oral dos seminários

O Seminário deverá ter a duração mínima e máxima de 30 a 40 minutos, respectivamente, sendo reservados mais 10 minutos para as perguntas. Na apresentação oral do Seminário, que deve estar em consonância com o material escrito pelo aluno, deverão ficar explícitos minimamente os seguintes pontos:

 

  1. título (não necessariamente o título do projeto de dissertação); b) nome do aluno e orientador; c) introdução, enfocando de maneira crítica e objetiva a revisão de literatura; d) definir os objetivos da apresentação; e) discussão e; g) conclusões.

 

A avaliação da apresentação do candidato levará em consideração: postura perante o público, vestimenta adequada, uso de linguagem técnica, dinâmica, uso dos recursos audiovisuais, motivação despertada, capacidade de síntese do assunto, organização das idéias, conhecimento acerca do assunto, capacidade em responder perguntas, adequação ao tempo determinado à apresentação, entre outras.

 

MODELO DE RESUMO DE TEMA LIVRE

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho CEP 45662-900. - Ilhéus/BA