1. Convênios internacionais:
1.1. Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), França.
A UESC e o Cirad assinaram um convenio de cooperação em 2002 (convenio de cooperação cientifica n° 025/2002/UESC) relacionado com a tematica “Estudo da interação cacau-Moniliophthora perniciosa” no qual uma pesquisadora do CIRAD (Dra Fabienne Micheli) é cedida a UESC em tempo integral. Este convênio foi ampliado em 2004 à tematica “Estudo da interação seringueira-Microcyclus ulei” com a cessão do Dr. Dominique Garcia (CIRAD) a UESC (até 2010). Essas duas colaborações obtiveram excelentes resultados a nivel cientifico, em termo de valorização destes na forma de publicações científicas e participações em congressos, mas também em termo de orientação de estudantes de Mestrado e Doutorado (os Dr Fabienne Micheli e Dominique Garcia são membros do núcleo permanente e colaborador, respectivamente, do PPGGBM). É importante ressaltar que o convenio UESC-Cirad também permitiu a aproximação e assinatura de um convenio de cooperação entre a Ceplac e o Cirad, em 2004, em relação com a tematica “Genética molecular da interação cacau-M. perniciosa”. O convenio Ceplac-Cirad conta com um pesquisador do Cirad, Dr. Didier Clement (Colaborador do PPGGBM) lotado na Ceplac desde 2004.
Foram beneficiados por esse convênio os seguintes discentes e docentes:
Depoimento:
“Durante 8 meses (março a novembro de 2009) atuei num projeto em parceria CIRAD/CEPLAC/UESC que permitiu desenvolver atividades referentes ao meu projeto de doutorado e temas relacionados. Uma parte do meu trabalho foi a utilização de técnicas genômicas no estudo da expressão gênica, além de trabalhar com diferentes técnicas de genotipagem visando seleção assistida por marcadores moleculares. O CIRAD é um centro de pesquisa de reconhecida excelência, situado em Montpellier, sul da França. (...) Esse estágio na França me permitiu ampliar minha visão de mundo e os ganhos tanto profissionais, quanto pessoais são incalculáveis. Trabalhei com especialistas renomados na minha área, aprendi técnicas novas, ampliei minha rede de contatos profissionais e pessoais, conheci lugares e pessoas que nunca pensaria em conhecer, portanto recomendo a todos que possam ter este tipo de experiência que não percam a oportunidade.” Rogério Mercês Ferreira Santos (Doutorando do PPG-GBM).
1.2. MARS Incorporated.
A UESC e a ALMIRANTE CACAU, AGRÍCOLA, COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA., pertencente a empresa MARS Incorporated, firmaram recentemente um convênio regulamentando estágios de discentes da UESC, e do PPGGBM, na ALMIRANTE CACAU, com a possibilidade de concessão de bolsas de estudo.
Foram beneficiados por esse convênio os seguintes discentes: