HISTÓRIA DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UESC

A primeira idéia de se criar um curso na UESC relacionado à informática ocorreu através do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas quando este ofereceu dois cursos de especialização em Informática. O primeiro curso, Informática para Apoioa Tomada de decisões, realizado no período de 1995 a 1996, em convênio com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e financiado pela UESC, teve como objetivos, dentre outros, proporcionar ao aluno, familiarização com equipamentos computacionais e software de apoio existente; fornecer formação básica em metodologias de desenvolvimento de algoritmos e programas, apresentar características presentes às linguagens de programação, além de qualificar pessoal para o ensino superior. Concluíram o curso 24 alunos.

O segundo curso, Informática Avançada, iniciado em janeiro de 1997, e finalizado em fevereiro de 1998, em convênio com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e financiado pelo CADCT/CAPES, teve por objetivos atualizar a formação de profissionais que atuavam na área de informática nas empresas públicas ou privadas, institutos de pesquisa e de ensino, e complementar a formação de profissionais graduados em outras áreas de conhecimento que se interessavam em utilizar e desenvolver produtos de informática para as diversas áreas de aplicação, além de permitir o desenvolvimento de produtos para o gerenciamento e tomada de decisões em nível gerencial, possibilitando a formação de técnicos para aplicações em controle. Cursaram 30 alunos.

No ano de 1998 foi então elaborado o projeto pedagógico do curso Ciência da Computação e em 18 de fevereiro de 1999 o mesmo foi autorizado pelo governador do estado da Bahia mediante o decreto nº 7.531 na forma do parecer CEE – 148/98 do Conselho Estadual de Educação, exarado no processo CEE – 007/98, publicado no D.O.E. de 13/01/1999.

O reconhecimento ocorreu em 04 de janeiro de 2005 pelo decreto nº 9.300 na forma do parecer CEE355/2004, publicado no diário oficial do estado 16/12/2004, constante no processo CEE – 0016500-3/2004.

Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional

Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas