• Impacto Científico

Com a montagem da rede CoCADA espera-se consolidação a pesquisa em Computação de Alto Desempenho na Bahia, com estabelecimento de colaborações internas e externas, aumento no número de publicações na área de Computação de Alto Desempenho e afins e consequentemente melhorando a participação da Bahia no cenário de pesquisa nacional em TIC.

  • Impacto Tecnológico

A utilização de técnicas de Computação de Alto Desempenho permite a obtenção de resultados mais rápidos e melhores para as demais áreas de pesquisa que se valem de métodos computacionais para realização de simulações complexas ou como meio rápido de obter resultados de cálculos que sirvam para realização de suas atividades finais. Parcerias com o setor produtivo são consequências diretas do estabelecimento da rede CoCADA, principalmente quanto se leva em consideração a criação em futuro próximo do Parque Tecnológico em Salvador. Empresas como FORD Petrobrás e Braskem, para citar apenas alguns nomes que já se encontram instalados na Bahia, são usuárias regulares de sistemas sistemas que demandam alto desempenho de cômputo para a obtenção de resultados. Estas empresas via de regra se valem de sua estrtutura externa para fazer frente às demandas computacionais quando poderiam passar a se valer de serviços fornecidos dentro do nosso próprio estado. Com as tecnologias que serão viabilizadas pela rede CoCADA, estas empresas poderão enxergar a possibilidade de utilizar recursos humanos e materiais locais para o suporte às suas atividades.

  • Impacto Econômico

A atração de competências e investimentos como frutos da interação com a industria é um dos dedobramentos mais desejados deste projeto. O aperfeiçoamento de técnicas e de produtos como resultado da aplicação de técnicas de computação de alto desempenho aplicadas à modelagem computacional mais eficientes e poderosas provoca um ganho de produtividade e de eficiência nos processos produtivos, criando um efeito propagador que se expande por demais setores da cadeia de produção com resultados diretos e indiretos sobre a geração de pequenas empresas de base tecnológica. A atração de investimentos é um desdobramento possível do fortalecimento do setor no estado.

  • Impacto Social

Além de criar oportunidades de formação/qualificação de mão de obra, a rede CoCADA pode fomentar a atração de pesquisadores da área de TIC para o estado da Bahia, aumentando a atratividade para que pesquisadores oriundos de grandes centros do país e do exterior se instaklem em nosso estado. Com o fomento do fornecimento de soluções/serviços para grandes empresas nacionais e o surgimento de pequenas empresas de base tecnológica há uma possibilidade real de aumento de renda direta e indireta para os profissionais de TIC no estado.

  • Impacto Ambiental

Uma das várias áreas de atuação de C.A.D. envolve a simulação de impactos de efeitos diversos no clima e a propagação de poluentes, tanto na atmosfera quando em ambinetes aquáticos. A análise do impacto da construção do Porto Sul, por exemplo, grane projeto do P.A.C. pra a região de Ilhéus, será toda realizada em instituições de fora da Bahia (principalmente COPPE-UFRJ, que detém capacidade de modelagem computacional de simulação de correntes marítmas), uma amostra da necessidade de capacitação do estado para aferir efeitos das grandes obras de infra-estrutura de que necessita no futuro próximo.

«  Agosto 2019  »
DoSeTeQuQuSe
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031