UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

 

A Universidade Estadual de Santa Cruz está localizada entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, principais pólos da região litoral Sul da Bahia, também conhecida como Região Cacaueira. Abriga 28 cursos de graduação, 11 de mestrado e 1 doutorado e é a única Universidade pública integralmente localizada no Sul da Bahia. A UESC tem se ocupado também com a interação em simbiose com o meio produtivo, numa perspectiva de reforço da capacidade de pesquisa da Universidade e do conteúdo tecnológico das empresas dasua área de influência. Iniciou em 2006 um programa de aproximação com as empresas do Pólo de Informática de Ilhéus, responsável pela produção de cerca de 20% dos PCs do país (segundo o SINEC - Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna) que resultou no desenvolvimento de uma série de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, com a captação de verbas via Lei de Informática da ordem de 1 milhão de Reais entre os anos de 2006 e 2007, com destaque para a criação do Laboratório de Polímeros e do Laboratório de Ensaios Mecânicos e Resistência dos Materiais (LEMER). Também em 2007 foi aprovado pela FINEP o projeto do Centro de Armazenamento de dados e Computação Avançada da UESC, que encontra-se em fase final de instalação.

Nas linhas de pesquisa que envolvem a Ciência dos Materiais e as Tecnologias da Informação e Comunicação, está sendo instalado, através do INOVATEC (SECTI-BA) o Laboratório de Pesquisa e Inovação de Materiais Avançados para Tecnologias de Informação e de Energia, para pesquisas na área de polímeros bioluminescentes para telas e painéis fotovoltaicos. Em 2008 foram aprovados, junto à FAPESB (Edital de Apoio a Projetos em Temas Estratégicos), recursos para o Laboratório de Filmes Finos, para o desenvolvimento de polímeros reforçados por fibras naturais e sintéticas para uso em pás eólicas e para o desenvolvimento de novos tipos de blocos de cimento leve reforçados com fibras vegetais.

Em 2009 iniciou-se a primeira turma do primeiro mestrado da área de ciências exatas da UESC, o mestrado em Física, envolvendo como linhas principais a Física Nuclear e a Astrofísica. Encontra-se em avaliação pela CAPES o projeto de mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais. O planejamento do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET-UESC) envolve ainda a submissão em 2010 para a CAPES do mestrado em Modelagem Matemático-Computacional.

Para a maior parte das linhas de pesquisa em consolidação no DCET-UESC, as atividades de modelagem e simulação computacional são importantes e o desenvolvimento de competências em Computação de Alto Desempenho é estratégico. Os grupos de Modelagem Aplicada e Computacional, de Física Nuclear e de Astrofísica já fazem uso de ferramentas e métodos de computação paralela, tendo seus próprios clusters. O Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB-UESC), no momento abriga 2 clusters pequenos (de até 6 nós) e uma Altix SGI (de memória compartilhada), hospedando pesquisas que vão da Bioinformática à Neutrônica e a Fusão Termonuclear Controlada, e também está sendo preparado para abrigar o C.A.C.A.U.

 

Membros da Rede

 

Nome Titulação Principal Área de Formação/Atuação
Adriano Hoth Cerqueira (*) Dr. Astrofísica
Alvaro Vinicius de Souza Coelho Msc. Ciência da Computação/Grids Computacionais
Aprígio Augusto Lopes Bezerra Msc. Modelagem Computacional
Dany Sanchez Rodriguez Dr. Modelagem Computacional
Esbel Tomás Valero Orellana Dr. Modelagem Computacional
Felix Mas Milian Dr. Física Nuclear/Sistemas Eletrônicos
Fermin de la Caridad G. Velasco Dr. Física Nuclear
Francisco Bruno Souza Oliveira Dr. Modelagem Computacional
Gesil SampaioAmarante Segundo Dr. Fusão Termonuclear Controlada/Modelagem Computacional
José Craveiro Neto Dr. Ciências da Computação/ Bancos de Dado Paralelos
Martha Ximena Torres Delgado Dra. Engenharia/Computação de Alto Desempenho
Paulo Eduardo Ambrósio Dr. Ciências Médicas/Reconhecimento de Padrões
Vânia Cordeiro da Silva Dra. Ciência da Computação/Compressão de Imagens

(*)Coordenador do Projeto C.A.C.A.U. (FINEP)

«  Abril 2019  »
DoSeTeQuQuSe
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930