UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

 

Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 no ano de 1976, Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19-12-86 e Recredenciada pelo Decreto Estadual nº 9.271 de 14-12-2004, a UEFS vem se expandindo rapidamente, concentrando suas ações no centro-norte baiano, território que integra o semi-árido, e está presente em cerca de 150 municípios baianos, em cumprimento do seu objetivo social que é preparar cidadãos que venham a exercer, tanto liderança profissional e intelectual no campo das atividades a que se propõem, quanto a terem responsabilidade social no sentido de serem capazes de desempenhar, propositivamente, o seu papel na definição dos destinos da sociedade baiana e brasileira. O cumprimento desta função social a torna reconhecida como uma das mais expressivas Instituições de Educação Superior do Estado da Bahia e do País.

Hoje, a UEFS mantém 47 cursos de Graduação, destes, 25 referentes a 02 Programas de Formação de Professor que desenvolve em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e Prefeituras Municipais. No que tange ao ensino de pós-graduação conta com 09 Mestrados e 03 Doutorados, mais os cursos de Especialização, reunindo uma população de 10 000 estudantes. Quanto à Pesquisa, além dos Projetos institucionais nas diversas áreas do conhecimento, e mais de uma centena de grupos de pesquisa cadastrados junto ao CNPq, o que assegura uma importante produção científica, a UEFS coordena duas redes de pesquisa junto ao Instituto do Milênio do Semi-Árido (Imsear), tendo, sob esta coordenação 23 Universidades e Órgãos de Pesquisa, destes, 20 no Nordeste, mais a UFRJ, a Senagen/UnB e o Kew Garden na Inglaterra. A outra rede é o Projeto Biodiversidade do Semi-Árido (PPBIO), coordenando 15 Universidades todas no nordeste. Para assegurar a participação dos estudantes em programas de iniciação científica, emprega, ao ano, recursos da ordem de 1.500 mil só em bolsas para estudantes de graduação.

Em 2007, foi aprovado junto à FAPESB o projeto COMPGRAFS: IMPLANTAÇÃO DE UMA INFRA-ESTRUTURA PARA COMPUTAÇÃO EM GRADE NA UEFS, que permitiu a aquisição de 25 máquinas para a montagem de um cluster para o curso de Engenharia de Computação. Esse cluster atualmente se encontra em operação plena e saturado de trabalho pois atende a alunos e professores tanto do curso de Engenharia de Computação quanto do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

 

Membros da Rede

 

Nome Titulação Principal Área de Formação/Atuação
Alex Guterres Taranto Dr. Farmácia / Química Computacional
Angelo Amâncio Duarte Dr. Computação de Alto Desempenho / Bioinformática
Antonio Lopes Apolinário Júnior(*) Dr. Computação Gráfica / Visualizações Volumétricas
Aristóteles Góes Neto Dr. Biologia / Bioinformática
Fabiana Cristina Bertoni Dra. Sistemas Inteligentes
Maurício Cunha Escarpinati Dr. Processamento de Imagens / Imagens Médicas
Nilton Souza Dantas Dr. Física / Física dos Materiais

(*) Coordenador do Projeto COMPGRAFS (FAPESB)

«  Abril 2019  »
DoSeTeQuQuSe
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930