IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

 

O IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - terá inicialmente dois campi participando da rede: Salvador e Santo Amaro.

O campus de Salvador é representado pelo Prof. Msc Allan Edgard Silva Freitas , líder do grupo de Pesquisa em TI deste campus , assim como um dos responsáveis técnicos pela REMESSA (Rede de Alta Velocidade de Salvador). Atualmente o prof. Allan é aluno regular do doutorado MultiInstitucional entre UFBA-UNIFACS-UEFS. Já o campus de Santo Amaro é representado pelo Prof. Msc. Francisco Borges, mestre em modelagem computacional, sua área de atuação são algoritmos paralelos, balanceamento de carga e scheduling.

Atualmente o campus de Salvador possui o curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas , com 80 vagas anuais e que tem ocmo objetivo formar profissionais de nível superior capacitados para atuar como desenvolvedores de Sistemas de Computacionais e de Informação, procurando suprir, à curto prazo, as maiores necessidades na área de desenvolvimento de software na Região Metropolitana de Salvador. Os alunos formados pelo curso passarão por matérias tanto de programação como de análise e especificação de sistemas, permitindo rápida inserção no mercado de trabalho. O curso é coordenado pelo Prof. Msc Pablo Vieira Florentino, que tem formação na área de Banco de Dados Distribuídos e vem participando dos encontros e discussões para formação do projeto estruturante da rede. O campus Salvador tem planejado para 2010.2 a implantação da Licenciatura à Distância em Informática e para 2011 o curso de Engenharia Mecatrônica. Em termos de pesquisa, o campus Salvador, através dos professores aqui citados, vem desenvolvendo alguns trabalhos em computação distribuída. Em especial o LABIC, Laboratório de Biologia Computacional, tem desenvolvido trabalhos de computação distribuída e paralela que processam algoritmos de análise e comparação de moléculas.

Já o campus de Santo Amaro iniciará em 2010.2 a Licenciatura de Informática, oferecendo 40 vagas dando continuidade ao eixo de Tecnologia de Informação no qual o campus já possui cerca de 400 alunos nos cursos de ensino médio ou subseqüente em Técnico em Tecnologia da Informação. Além disso, o campus Santo Amaro prevê em seu PDI - plano de desenvolvimento institucional a criação em 2013 do curso de bacharelado em Informática. O campus Santo Amaro dispõem hoje de quatro laboratórios para a prática das disciplinas técnicas, com quinze máquinas cada e está previsto a ampliação para mais dois laboratórios.

 

As contrapartidas oferecidas pelos campi são:

Em Salvador

  • Disponibilizar carga horária dos docentes e técnicos administrativos;
  • Instalações das salas de pesquisa e laboratório para desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas ao projeto.

Santo Amaro

  • Disponibilizar carga horária dos docentes e técnicos administrativos;
  • Dois computadores para desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto;
  • Instalações da sala de pesquisa e laboratório para desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas ao projeto.

O IFBA possui mais sete campi: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Porto Seguro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista, com dois Núcleos Avançados em Dias D’Ávila e Brumado. Além disso, o campus de Valença passa a oferecer curso de Licenciatura em Computação a partir de 2010.2 e o campus de V. da Conquista oferece curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica. Com o Plano de Expansão do Governo Federal, até 2010 serão 17 campi: Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso e Seabra. Pretende-se que a rede COCADA em uma segunda etapa contemple esses outros campi, o que seria interessante para o Estado da Bahia vista a capilarização do IFBA no interior do estado facilitando dessa forma a difusão do conhecimento.

 

 

Membros da Rede

 

 

Nome Titulação Principal Área de Formação/Atuação
Allan Edgard Silva Freitas Msc.  
André Ferreira Especialista Redes (em Santo Amaro)
Francisco Borges Msc. Algoritmos paralelos / Balanceamento de Carga / Scheduling
Harley Rosa Especialista Redes (em Santo Amaro)
Pablo Vieira Florentino Msc. Banco de Dados Distribuídos
Romildo Martins Bezerra Dr. Redes (em Salvador)

 

 

Temos também como equipe executora:

Santo Amaro

  • Islan Junior e Robson Bispo - técnicos administrativos locados na coordenação de informática.
«  Novembro 2019  »
DoSeTeQuQuSe
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930