1) Qual o título do projeto
“Caracterização Genética e Avaliação da Resistência de Variedades Antigas de Cacau Cultivadas na Bahia Visando Conservação e Melhoramento”
2) Qual o objetivo do projeto?
Este projeto tem como objetivo caracterizar a diversidade genética das variedades antigas de cacau cultivadas na Bahia e avaliar a resistência das plantas amostradas às principais doenças que afetam essa cultura na região sul-baiana (murcha-de-ceratocystis, podridão parda e vassoura-de-bruxa). Adicionalmente, os agricultores que aderirem ao projeto serão orientados a conservar as plantas resistentes nos seus programas de renovação da lavoura.
3) Quais os resultados esperados com a pesquisa?
Este projeto está quase finalizado. Esperava-se selecionar plantas com níveis de resistência que viabilizem o cultivo de variedades locais, cuja diversidade genética tenha sido monitorada quanto aos parâmetros de diversidade genética de modo a evitar perdas de diversidade; até o momento, tivemos a seleção de plantas com resistência a pelo menos três diferentes espécies de micro-organismos que causam doenças em plantas. Além disso, como a seleção está sendo feita em nível de cultivos comerciais, os agricultores aderentes ao projeto terão um retorno imediato na forma de indicação técnica de suas plantas com maior potencial de resistência, as quais poderão ser priorizadas na produção de mudas para renovação de cultivo. Foram formados três mestres e um doutor no âmbito deste projeto cujas teses contribuíram com o crescimento dos conhecimentos sobre doenças de cacau. Há duas teses de doutorado em andamento cuja parte experimental foi em parte financiada por este projeto. Em termos de material vegetal estudado, alcançamos 500 árvores avaliadas em campo e caracterizadas quanto à diversidade genética, dentre as quais 250 foram também avaliadas quanto à resistência a doenças e características morfológicas do fruto.
4) Houve financiamento/ apoio?
Sim. Este projeto foi financiado pela FAPESB, no período de 2014 a 2018, no âmbito do edital "soluções inovadoras para a lavoura cacaueira" e se encontra agora na fase final de elaboração de artigos e teses.
5) o que dificulta a pesquisa com o cacau no Brasil?
O sistema de financiamento com liberação parcial do recurso que inclui uma etapa intermediária de prestação de contas, visto que necessita esperar a avaliação parcial para receber a segunda parcela. Além disso, os orçamentos ficam comprometidos cocm os aumentos de preço que inviabiliza a aquisição dos itens previstos para a segunda metade da vigência do projeto.
6) Qual a importância do projeto?
Este projeto refere-se às doenças do cacaueiro e sua caracterização genética. Sabe-se que as doenças são os principais problemas que levam a perdas na produção agrícola. No caso do cacau, isso é ainda grave, tendo inclusive passado pela epidemia da vassoura de bruxa que deixou o setor produtivo em crise econômica. Outra importância refere-se a formação de mestres e doutores especializados em resolver problemas de doenças de plantas. Finalmente, a importância prática para o agricultor (dispor de materiais resistentes para renovação dos seus cultivos) e para conservação das variedades locais de cacau (com potencial de dar a identidade do cacau fino e de qualidade, no âmbito da política de identificação geográfica do cacau e chocolate).
Fonte: CICacau